Ter filhos é um sonho de muita gente. Ainda mais quando a vida profissional começa a estabilizar e o desejo de formar uma família fica mais forte. Por isso, quando a gravidez demora a chegar, é normal ficarmos preocupados. No entanto, exames para detectar infertilidade tanto em homens quanto em mulheres podem resolver a dúvida quanto à possibilidade de ter filhos.

A avaliação pode ser feita por exames laboratoriais, radiológicos, ultrassonográficos e procedimentos endoscópicos. É possível colher material, como por exemplo, esperma no caso dos homens. Já as mulheres podem colher sangue para dosagem hormonal.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 exames para avaliar a infertilidade tanto em mulheres como em homens!

1. Ultrassom

O exame baseado na tecnologia de ultrassom pode investigar a infertilidade tanto em pessoas do sexo masculino quanto feminino.

No caso das mulheres,  a ultrassonografia transvaginal identifica os orgãos com mais detalhes. O procedimento avalia as condições dos ovários e do útero como tamanho, forma, volume e a presença de anomalias como cistos e nódulos.

Esse exame também terá condições de avaliar a parte funcional como a reserva ovariana, sinais de ovulação, alterações uterinas e a permeabilidade tubária, realizando-se  a histerossonografia. O ultrassom pode ser feito em qualquer fase do ciclo menstrual.

A ultrassonografia também pode ser bastante eficiente para os homens avaliando o volume dos testículos, presença de alterações como varicocele, hidrocele e até tumores.

2. Espermograma

Esse é considerado o principal exame de infertilidade para homens. O espermograma consegue avaliar a quantidade, motilidade e  qualidade dos espermatozoides. Esse exame é feito por meio de análise laboratorial.

A amostra de sêmen é obtida por masturbação com abstinência sexual prévia de 2-5 dias.

3. Dosagem de hormônios

Esse exame laboratorial é bastante acessível e pode ser feito tanto por homens quanto mulheres.

A dosagem hormonal feminina verifica a integridade do eixo hipotálamo-hipofisário ( controlador do sistema endócrino ) e níveis de hormônios importantes relacionados ao ciclo menstrual, à ovulação e distúrbios endócrinos como diabetes e alterações da tireóide.

Para os homens, a dosagem de hormônios funciona da forma semelhante. É possível avaliar os níveis de hormônios masculinos, tais como testosterona e outros  que podem interferir na produção dos espermatozoides.

4. Ressonância magnética de pelve

Esse exame pode ajudar bastante no diagnóstico e tratamento da endometriose. Esse tipo de problema atinge cerca de 10% das mulheres em idade fértil, e 40% das inférteis.

A ressonância magnética de pelve também pode avaliar tumores, cistos, miomas e má-formações uterinas. Geralmente usa-se gel intravaginal e retal para a realização do exame.

Esses foram alguns dos principais exames para detectar infertilidade. Eles fazem parte das primeiras etapas para quem busca ter um filho. O tratamento para engravidar  exige a participação de profissionais especialistas e processos adequados para que se possa alcançar com maior eficiência a sonhada gravidez.

Gostou dessas informações? Deixe que seus amigos saibam disso também. Compartilhe este texto nas redes sociais!

Leave a reply