Se você está tendo dificuldade para conceber um filho e procurar por um método eficaz, temos uma ótima notícia para te dar: no Brasil a reprodução humana assistida tem a disposição diversos tipos de tratamentos para engravidar! Para isso, você só precisa escolher a clínica certa e passar por consultas para descobrir quais as formas mais viáveis para o seu caso.
O avanço tecnológico permitiu um aprimoramento nos métodos de gravidez, aumentando as chances de gestação da mulher. Com isso, muitos casais passaram a ter filhos por meio de técnicas inovadoras e do apoio de uma equipe profissional.
Para você entender melhor sobre o assunto, apresentaremos 4 tipos de tratamentos mais recomendados. Confira!
1. Inseminação Intrauterina
A inseminação artificial consiste na colocação do espermatozoide dentro da cavidade uterina no momento em que estiver ocorrendo a ovulação. O objetivo é ajudar na fecundação, mas, para isso, é fundamental que ao menos uma das trompas esteja funcionando normal.
A ovulação também pode ser estimulada com o uso de medicamentos, mas sendo natural ou não, o procedimento exige que ela seja monitorada por ultrassonografia.
O esperma que foi coletado passa por um preparo que se chama capacitação, onde são selecionados aqueles que têm formas e mobilidades normais. O tratamento é simples e não leva muito tempo.Resolve problemas mais simples que estejam dificultando sua gravidez.
As chances de gravidez giram em torno de 10-20%.
2. Fertilização In Vitro (FIV)
A FIV já é um método mais complexo, mas muito utilizado por casais que desejam engravidar. A fecundação do óvulo ocorre fora do corpo feminino, sendo realizado dentro de um laboratório.
É uma técnica assistida, feita em diversas etapas. Ela começa pela estimulação ovariana acompanhada por ultrassonografia, em seguida ocorre a coleta de óvulos e sêmen, depois é feita a fertilização em laboratório e a transferência de um ou mais embriões para o útero.
Esse tratamento é indicado quando há infertilidade masculina ou feminina, ou dos dois independentemente da situação de um ou outro paciente.
Há duas formas de acontecer a fertilização: a primeira é a clássica, onde a fertilização ocorre de forma espontânea, com milhares de espermatozoides sendo colocados em volta do óvulo até que um consiga penetrar ocorrendo a fertilização .
Já o segundo método é a ICSI , onde a fertilização acontece por meio de uma injeção intracitoplasmática do espermatozoide. O esperma mais apto é selecionado e colocado no óvulo com uma agulha bem fina monitorado por um microscópio de grande potência. Ela é mais indicada em casos de anomalias graves diagnosticadas pelo espermograma.
As chances de gravidez podem chegar a 60%.
3. Doação de óvulos
É a solução mais adequada quando a mulher passa a não ter mais produção de óvulos. Nesse caso, existe uma doação de óvulos por uma fonte anônima, paciente jovem da clínica, com menos de 35 anos e que aceite doar alguns óvulos, e o sêmen do parceiro para fecundar por meio da Fertilização In Vitro ou ICSI.
A mulher que deseja engravidar receberá um tratamento hormonal para preparar seu corpo quando receber o embrião.
O Conselho Federal de medicina limita em 50 anos para a realização deste procedimento. Após esta data exige autorização direta deste conselho e condições adequadas de saúde para sua liberação.
As chances de gravidez podem chegar a 60%.
4. Coito programado
O coito programado é a técnica mais simples e com resultados semelhantes aos casais que engravidam espontaneamente, porque será realizado só um monitoramento das suas condições para saber quando irá ovular, para indicar o dia de relação sexual em casa. Assim, para fazer isto é preciso que todos os exames estejam ótimos para sua indicação.
A relação entre os parceiros deve acontecer em até 36 horas após a injeção de hormônio que desencadeia a ovulação, para que exista chance de gravidez.
As chances de gravidez podem chegar a 10-20%, igual da população sem problemas para engravidar.
Esses tipos de tratamentos para engravidar são excelentes escolhas se você deseja ter um bebê e não consegue. Precisa de uma avaliação do especialista para indicar qual técnica seria melhor indicada para seu caso. Portanto, procure por uma clínica séria e qualificada e veja quais dessas opções se encaixa melhor em sua situação.
Quer saber mais sobre fertilização? Então leia nosso artigo sobre quais as chances de ter um bebê após tratamentos de fertilidade.