Se você está tentando engravidar, saiba que existem algumas dicas infalíveis que podem ajudar a alcançar tal objetivo. No entanto, é fundamental manter a calma, pois a ansiedade pode atrapalhar suas tentativas, diminuindo as chances de conseguir a tão sonhada gestação.

Algumas mulheres têm dificuldades para gerar uma criança, mas há formas de ajudar seu corpo a se preparar para receber essa dádiva. Acompanhe!

1. Mantenha uma boa alimentação

Todo mundo sabe que ter uma alimentação adequada contribui para uma vida mais saudável, longe de doenças. Mas, você sabia que sua dieta também influencia na gravidez?

Isso porque alguns alimentos contêm substâncias que ajudam o organismo a se adaptar para a nova fase. Alguns dos melhores produtos possíveis de serem consumidos diariamente quando o objetivo é engravidar são:

Fibras

Alimentos ricos em fibras, como grãos, arroz integral, aveia integral ou outros tipos. Eles contribuem para a manutenção da saúde, mantendo os níveis de insulina regulares, o que ajuda no controle dos hormônios reprodutivos.

Ômega 3

Salmão ou sardinha, tanto faz, a maioria dos peixes é  carne magra e que possui ômega 3. O alimento ajuda seu corpo a regular os hormônios reprodutivos e a aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos de reprodução.

Frutas e legumes

Essenciais para a vida, ajudam o corpo a absorver vitaminas primordiais para o bom funcionamento do organismo, até melhorando sua resposta contra a endometriose, como pode ser conferido em nosso artigo sobre frutas cítricas e endometriose.

Além disso, evite comidas gordurosas, refrigerantes e qualquer outro produto que contenha açúcar.

2. Pratique exercícios físicos

Realizar atividades físicas é muito importante para manter seu corpo em dia e a saúde em perfeitas condições, principalmente para quem está tentando engravidar. Ter peso abaixo do normal ou obesidade afeta diretamente as taxas de fertilidade, deixando-as menores do que o recomendado. 

A atividade física melhora o estresse, equilibra a produção hormonal e aumenta sua produção de endorfina, o hormônio do bem estar.

Por isso, tenha um estilo de vida mais adequado, praticando exercícios regularmente. Assim, você estará mais receptiva para uma possível gravidez.

3. Faça exames regularmente

Algumas pessoas podem ter problemas de infertilidade, por isso, é necessário fazer exames de rotina,  que indicarão a necessidade de investigações mais específica.

Você deve fazer um ultrassom, de preferência transvaginal, para avaliar com detalhes útero e ovários, ver se está tudo bem ou se existem algumas alterações que possam dificultar uma gravidez com miomas, endometriose, sinais de infecção e aderências, por exemplo. 

A colpocitologia e exames de mama devem ser obrigatórios anualmente. Os hormônios do sistema reprodutivo e do funcionamento geral do organismo devem ser avaliados sempre, para investigação da integridade do sistema reprodutivo, se sua tireoide está funcionando bem, se a diabetes passa longe de sua vida!

Além disso, avalie se existe imunidade contra certas doenças para evitar problemas futuros, que poderão interferir em sua gestação. O pré-natal pode começar antes mesmo da gravidez acontecer.

O médico deve solicitar exames para detectar patologias como: rubéola, hepatite, HIV, sífilis, toxoplasmose, as principais doenças infecciosas que podem lhe prejudicar futuramente.

4. Tenha uma vida sexual tranquila, sem expectativas

A frequência de relações sexuais é uma característica individual de cada casal, não havendo regras fixas e que podem transformar uma expressão de intimidade e amor , em algo mecânico e angustiante. Tenha seu ritmo, expresse seu carinho, suas necessidades de parceria e cumplicidade, e use seu relacionamento sexual como uma consequência deste vínculo amoroso, que já os atraiu há tempos. Basta que seja frequente; quanto ? Depende, existe uma associação melhor de gravidez, se ocorrer principalmente no seu período fértil, que habitualmente será entre 10º e 17º dia do ciclo, em ciclos de 28-30 dias de periodicidade. Nesta época procurem ter relações sexuais mais frequentes-  todo dia, dias alternados, cada 3 dias, vocês que definem. Lógico que fora destes períodos é importante uma atividade sexual constante, mas sem cobranças.  

Algumas posições sexuais podem contribuir para a gestação? Mentira, nenhum trabalho mostra que isto seja importante, mesmo quando alguém já lhe disse que seu útero era virado ou que diferenças na posição dele prejudicariam uma gravidez. Nada disso importa! Importa ter relações sexuais !

Talvez esta associação possa um dia ter sido feita porque a endometriose, que é um fator importante de infertilidade, possa causar aderências, que tornam a posição do útero mais fixa na pelve. O problema é a endometriose e não a posição de seu útero, e isto será esclarecido em suas consultas ginecológicas.

5. Evite o estresse

Alguns pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, comprovaram que a tensão e ansiedade extremos podem causar infertilidade. Nos estudos, eles analisaram mulheres que estavam sob estresse e perceberam que o organismo passou a produzir doses altas de cortisol e adrenalina cronicamente.

Trata-se de hormônios que dificultam a gestação, influenciando o equilíbrio dos hormônios do sistema nervoso. Por isso, evite se estressar, fazendo atividades que ajudem a relaxar.

Se você está tentando engravidar, a melhor forma é seguir essas dicas e procurar sempre a ajuda de um médico especialista. Com isso, você poderá ter uma gestação saudável e tranquila.

Gostou de nossas sugestões? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e ajude as pessoas a aprenderem como ajudar o corpo a se preparar para engravidar.

Leave a reply