A avaliação genética é uma importante tecnologia para se diagnosticar a normalidade dos cromossomos do embrião
Este artigo da revista Fertility & Sterility do mês de novembro/16 traz noticias interessantes. A avaliação genética é uma importante tecnologia para se diagnosticar a normalidade dos cromossomos do embrião, para transferência ao útero materno de embriões saudáveis, sem anomalias cromossômicas numéricas e assim também aumentar as chances de gravidez, uma vez que esta é a principal causa de falhas de implantação.
Hoje para isto, é preciso retirar algumas células do embrião (biópsia embrionária) para mandar analisar seu cariótipo. Esta técnica avalia DNA (constituinte do cromossomo a ser analisado) embrionário livre, encontrado no meio de cultura onde esteve o embrião .
O trabalho compara esta análise com a biópsia embrionária convencional, demonstrando que há grande correspondência nos resultados. Ainda são necessários mais estudos para se transformar em técnica de utilização na prática diária, mas tem um futuro promissor porque evita um stress ao embrião e poderá em breve ser utilizado para todas as fertilizações in vitro.
Leia o artigo completo em: http://www.fertstert.org/article/S0015-0282(16)62550-5/fulltext
Leave a reply