Pela legislação brasileira atual, casais homoafetivos podem engravidar, e para tal precisarão de técnicas de Reprodução Assistida. Os procedimentos para reprodução em casais homoafetivos envolvem a utilização de sêmen de doador, provenientes de um Banco de Sêmen, com espermatozoides que possuam características fenotípicas selecionáveis (cor de olhos, cabelos, altura, origem étnica, e outras).
Para esses casos pode ser realizada a Inseminação Artificial ou FIV/ICSI. O tipo de tratamento dependerá da saúde da mulher (realizar os exames de diagnóstico da mulher) e, principalmente, de sua idade.
Segundo as novas diretrizes do Conselho Federal de Medicina, há possibilidade de utilizarmos os óvulos de uma mulher e transferirmos os embriões para a outra mulher gestar, sendo realizado o procedimento de Fertilização Assistida (FIV/ICSI).
Passo a Passo para o tratamento
- Avaliação do tratamento
Após a consulta e avaliação clínica, será solicitado os exames de sangue que a vigilância sanitária exige para realização do tratamento. - Solicitação do sêmen ao banco de sêmen
A solicitação ao banco de sêmen deve ser realizada previamente ao tratamento. Serão escolhidas as características de 6 amostras , da com maior preferência para a de menor preferência e reservada no banco de sêmen. Após confirmação com o casal de qual amostra será utilizada, solicitamos a vinda desta amostra. Se for de banco de sêmen de São Paulo em 1 semana já estará em nosso laboratório; se for de banco de sêmen internacional, a espera é em torno de 3 meses na dependência de entraves alfandegários. - Realização do tratamento
Escolhido qual tratamento será realizado, esperamos o próximo ciclo e quando menstruar iniciamos a estimulação ovariana. A escolha do tratamento será discutida com o casal, lembrando que nossa preferência será sempre a fertilização in vitro- FIV, por apresentar os melhores resultados e até chance de utilização de parte da amostra seminal e conservação da outra parte, para novo tratamento, sem necessidade de compra de nova amostra. Mas também poderá ser realizado a inseminação artificial, caso seja escolha do casal e haja condições técnicas para sua realização.
Não realizamos tratamento para casais homoafetivos masculinos.