Sejamos francos: por mais que o mundo tenha mudado muito nos últimos anos, muitas mulheres ainda continuam sonhando com a maternidade. Seja por meio de um relacionamento estável ou até mesmo por uma gestação independente, a grande maioria ainda sonha em se tornar mãe.

Ainda assim, nem sempre a gravidez acontece com facilidade. Alguns hábitos podem atrapalhar e até comprometer a concepção. Para ajudar nesse momento, nada melhor do que conhecer alguns alimentos que ajudam na fertilidade, não é mesmo?

Pensando nisso criamos uma lista com as melhores opções. Veja aqui e inclua esses alimentos na sua lista de supermercado agora mesmo!

1. Soja

As proteínas ajudam muito quem quer engravidar, principalmente as de origem vegetal. Esse é um ponto que merece atenção, pois a nossa dieta no Brasil é rica em proteínas animais, mas um pouco defasada quando o assunto é a vegetal.

Isso significa que devemos comer soja se quisermos aumentar as chances de engravidar. Outras possibilidades são feijão, cogumelos, grão-de-bico e quinoa.

2. Vegetais verde-escuros

É bem provável que você conheça alguém que consumiu ácido fólico antes de engravidar ou logo que descobriu a gestação. Os vegetais verdes são ricos nesse componente, um ponto que ajuda muito a promover a renovação celular.

Isso significa que seu papel é importante desde a fecundação até o fim da gestação, pois ainda pode ajudar no desenvolvimento do bebê, principalmente no sistema nervoso prevenindo má-formações de cérebro e coluna.

Para aumentar as taxas, invista em vegetais verde-escuros (como couve e espinafre) e levedo de cerveja. Os resultados costumam ser ótimos!

3. Peixes

Os ômegas 3 e 6 têm um papel importante e são uns dos alimentos que ajudam na fertilidade, porque atuam auxiliando na entrada do espermatozoide no óvulo. A boa notícia é que os peixes são recheados desses componentes.

Para aumentar esse índice no corpo, aposte em opções como sardinha, salmão, atum, cúrcuma e óleo de linhaça.

4. Leite integral

Existem muitas controvérsias com o leite nos dias de hoje, mas os laticínios com gordura podem facilitar o desequilíbrio hormonal. Como você deve imaginar, isso não é nada bom para uma gestação.

Para facilitar, tome um copo de leite integral por dia e deixe a produção de hemoglobina mais estável — um ponto que parece irrelevante, mas que ajuda no transporte dos hormônios relacionados à fertilidade.

5. Azeite

O azeite é rico em vitamina E, um componente que também deve fazer parte da dieta, pois facilita a mobilidade dos espermatozoides. Somado a isso, ela ainda melhora a parede do útero e fortalece a placenta, pontos importantes para uma gravidez saudável.

Insira nozes, azeite e germe de trigo na sua alimentação e aumente as taxas dessa vitamina.

6. Ostras

Além de serem deliciosas, as ostras são ricas em zinco, um mineral com papel importantíssimo no desenvolvimento dos espermatozoides. Além disso, ele também é fundamental para o desenvolvimento de um óvulo saudável — um ponto indispensável para a fecundação.

Aposte em alimentos como ostras, fígado de galinha e carnes para manter um bom índice de zinco no organismo e facilitar a concepção.

7. Tomate

O licopeno, componente presente nos tomates, faz muito bem para os ovários e ainda ajuda na regulagem da produção hormonal. Ele faz com que o ciclo aconteça de forma natural e que, por consequência, a gravidez aconteça com mais facilidade.

Além de encontrá-lo no tomate, você se beneficiará do licopeno ao consumir melancia, goiaba vermelha, cenoura e pitanga.

Agora que você já sabe quais são os alimentos que ajudam na fertilidade, não deixe de incluí-los na sua dieta para aumentar suas chances de ter um bebê no seu colo no próximo ano.

Gostou dessas informações? Quer saber mais?

manual clínico infertilidade maisfert

 

Para acompanhar esses e outros conteúdos, que tal assinar a nossa newsletter? Assim você recebe tudo diretamente no seu e-mail!

Leave a reply