A gravidez é uma das fases mais bonitas na vida de uma mulher e, durante essa fase, a grávida passa por diferentes transformações emocionais e físicas, como o surgimento de dores nas costas, desejos, náuseas e enjoos, entre outros. E para que esse momento seja vivenciado de maneira tranquila e com saúde, temos os cuidados no pré-natal.
O pré-natal é uma das principais fases da gestação. É durante ele que é feito todo o acompanhamento médico com o objetivo de monitorar a saúde da mãe e da criança que ainda está no seu ventre. É possível identificar situações, desde problemas de saúde até complicações que podem colocar em risco a vida da mãe e do filho.
Por conta disso, trouxemos hoje os principais cuidados que as mamães devem ter com seus filhos no pré-natal. Para conferi-los, continue a leitura!
Principais cuidados no pré-natal
Para que o pré-natal seja completo alguns cuidados são essenciais, como os que mostraremos a seguir:
Visitar regularmente um médico
As visitas ao médico durante o pré-natal se tornam constantes, e isso é essencial para o sucesso de uma gravidez saudável. Essas visitas servem para o médico avaliar o peso, a pressão arterial, fazer a medição da altura do útero, crescimento e desenvolvimento da criança, batimentos cardíacos do bebê, além de ser uma preparação para o parto e também para o pós-parto.
Conforme o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, do Ministério da Saúde, o recomendado é que sejam realizadas seis consultas de pré-natal. De preferência com a seguinte distribuição: uma consulta no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre.
Fazer exames com frequência
Durante o pré-natal a grávida terá que fazer muitos exames, e eles servirão para o médico acompanhar a saúde da gestante e do bebê. Os mais solicitados são: hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea, toxoplasmose, exame de urina e urocultura, sorologias para hepatite B, sífilis, HIV, citomegalovírus, exame protoparasitológico de fezes, papanicolau, além das ultrassonografias.
Ter uma alimentação balanceada
Outro cuidado muito importante durante o pré-natal refere-se à alimentação. Durante os nove meses, o médico vai acompanhar o peso da gestante, orientar para a escolha dos melhores alimentos, além de indicar a suplementação de vitaminas.
Fora a alimentação, é recomendada ainda a prática de exercícios físicos. A ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas é estritamente proibida durante a gestação.
Cuidados com o bebê no pós-parto
O pré-natal não serve apenas para acompanhar a gestação, ele serve também para preparar a mulher nos primeiros cuidados com o bebê. As principais recomendações dos médicos referem-se ao banho, amamentação, importância do contato da mãe com a criança, calendário de vacinação etc.
Pré-natal e a garantia de uma gestação segura
Com um pré-natal bem feito, a mulher tem a garantia de que não encontra-se sozinha nessa etapa que é carregada de hormônios, sentimentos e emoções. Além de dar a segurança de uma gestação segura, com os cuidados no pré-natal é possível realizar um trabalho de prevenção, principalmente quanto aos eventuais riscos que a maternidade pode trazer.
Frequente um médico da sua confiança, faça um acompanhamento completo com todos os cuidados no pré-natal, siga as recomendações médicas e tenha a garantia de uma gravidez segura e tranquila.
Gostou deste texto? Ele foi escrito pela Big Fort, acesse o Blog Saúde Big para ficar por dentro das melhores dicas de saúde pensadas especialmente para o seu bem-estar!