Em artigo publicado no mês de dez/16 na revista Fertility & Sterility, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva define algumas diretrizes a respeito do uso de drogas em medicina reprodutiva e incidência de câncer.

Algumas limitações metodológicas no estudo da associação entre o uso de drogas de fertilidade e câncer incluem o risco aumentado inerente de câncer em mulheres que nunca conceberam, a baixa incidência da maioria desses cânceres e que a idade de diagnóstico de câncer tipicamente é muitos anos após uso de drogas de fertilidade.

Com base nos dados disponíveis, não parece haver um aumento significativo do risco de câncer de ovário invasivo, câncer de mama ou câncer endometrial, após o uso de drogas de fertilidade.

Dada a literatura disponível, os pacientes devem ser aconselhados que as mulheres inférteis podem estar em um risco aumentado de câncer invasivo de ovário, endométrio e de mama devido provavelmente ao ambiente hormonal desequilibrado, que possa ocorrer em alguns casos ao longo dos anos de vida reprodutiva.

No entanto, o uso de drogas de fertilidade não parece aumentar esse risco.

Leave a reply