Se você fuma e já está grávida ou está pensando em ter um bebê essa informação é para você.

É também para você, se você está exposto ao fumo em casa, se é parceiro ou parente de uma mulher que fuma.

Muitas mulheres têm dificuldade para parar de fumar, mas é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento do seu bebê. É também a coisa mais importante que você pode fazer, para melhorar sua própria saúde a longo prazo.

Quando você parar de fumar, você e seu bebê sentirão os benefícios imediatamente.

Por que fumar na gravidez é prejudicial para mim e meu bebê?

Assim como o tabagismo é ruim para você, bebês no útero podem ser prejudicados pelo fumo porque ele reduz a quantidade de oxigênio e nutrientes que passam pela placenta de você para seu bebê.

Fumar quando está grávida aumenta o risco de:

  • Aborto espontâneo;
  • Gravidez ectópica (uma gravidez crescendo fora do útero);
  • Óbito fetal intrauterino (antes do parto) ou pouco depois do nascimento – um terço de todas as mortes no útero ou logo após o parto são relacionadas ao fumo;
  • Baixo peso ao nascimento – tendo um menor aporte de nutrientes, seu bebê crescerá menos e terá menor peso ao nascer, inclusive com menor quantidade de células nervosas totais;
  • Seu bebê nascer com anormalidades – defeitos do rosto, como lábio leporino e fenda palatina, são mais comuns porque fumar afeta a maneira como seu bebê se desenvolve;
  • O crescimento e a saúde de seu bebê são afetados – quanto mais você fuma, menos saudável será seu bebê e um bebê pequeno devido ao tabagismo é mais provável de ter problemas de saúde quando jovem e também mais tarde na vida;
  • Sangramento durante os últimos meses de gravidez, que é conhecido como um descolamento precoce placentário – DPP (quando a placenta se descola da parede do útero, podendo interromper completamente o aporte de sangue ao feto intra-útero) – isso pode ser uma ameaça para sua vida e de seu bebê;
  • Nascimento prematuro, quando você tem o bebê antes das 37 semanas de gravidez.

Bebês e crianças cujas mães fumam durante a gravidez também correm maior risco de:

  • Morte súbita e inexplicável, conhecida como síndrome de morte súbita infantil (SIDS) – além de acontecer com bebês recém-nascidos, isso também pode acontecer com bebês em 12 meses: o risco é maior se você ou seu parceiro continuarem a fumar depois que ela ou ele nascerem, especialmente se você compartilha uma cama com seu bebê à noite;
  • Asma, infecções pulmonares (pneumonia ou bronquites) e de ouvido;
  • Problemas comportamentais como o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) são suspeitos de terem correlação com fumo e gravidez;
  • Mal desempenho na escola.

Parar de fumar reduz todos os riscos descritos acima.

A partir da sua primeira consulta pré-natal, seu médico deve investigar suas condições clínicas e perguntará se você ou qualquer outro membro do agregado familiar fuma.

Isso é importante para que você e sua família possam ser apoiados e ajudar a parar de fumar o mais cedo possível. Isso inclui investigar com que frequência você fuma e quanto tabaco você fuma por dia e condições ambientais para o fumante passivo.

Eu sou fumante, então o que devo fazer?

Não existe um nível seguro de tabagismo, seja para você ou para seu bebê. Quanto antes você parar de fumar, maior o benefício para você e seu bebê, mas é importante saber que parar em qualquer momento durante a gravidez é benéfico até certo ponto.

Reduzir o número de cigarros que você fuma é um passo positivo, embora não haja evidências de que isso seja melhor para o seu bebê.

Portanto, você e seu parceiro serão aconselhados a parar completamente – e não apenas reduzir.

Eu não fumo, mas outros à minha volta fazem – Meu bebê ainda está em risco?

Sim. Se você está exposto à fumaça do tabaco de outras pessoas, é conhecido como tabagismo passivo.

Os bebês no útero, expostos à fumaça deste modo, também têm um risco maior do que o normal de:

  • Ir a óbito intrauterino ou morrer logo após o nascimento;
  • Nascer mais cedo;
  • Ter baixo peso ao nascer e todas as repercussões de um retardo de crescimento intra-útero;
  • Seu crescimento e saúde serem afetados.

Peça aos fumantes para apoiá-la e seu bebê, fumando lá fora e não perto de você. Isso inclui no carro. Além disso, tente se manter afastada de lugares onde há fumantes.

Como vou parar de fumar?

Você pode estar ciente dos riscos e querer parar de fumar, mas é muito difícil de conseguir. Se você fuma ou deixou de fumar recentemente (nas últimas duas semanas), você deve ser encaminhada à assistência de um serviço de fumantes anônimos ou um pneumologista com experiência nisso para obter apoio.

Normalmente, a equipe de serviço de parar de fumar irá oferecer-lhe compromissos individuais, e também sugerirá maneiras de ajudá-la a lidar com os sintomas de abstinência, que pode ter, uma vez que parar de fumar. O período de tempo que você precisará de suporte dependerá de você e suas circunstâncias, mas geralmente será um programa de 12 semanas para ajudá-la durante o período inicial.

Pode ser difícil começar, mas 4 em cada 5 mulheres que conseguem parar de fumar durante 28 dias, o fazem até o final da gestação.

Seu parceiro ou outros familiares e amigos que fumam podem apoiá-la, parando também. Isso melhorará as chances de você conseguir.

Pré Natal e Reprodução Humana CTA

Posso usar terapia de reposição de nicotina (NRT) quando eu estou grávida?

As terapias de substituição de nicotina (NRT), como selos, gomas de mascar, pastilhas ou pulverizadores bucais, fornecem formas limpas de nicotina e são ajudas seguras e eficazes para pessoas que desejam parar de fumar.

É seguro usar NRT na gravidez. Usar NRT é mais seguro do que fumar, porque não contém venenos como o alcatrão ou o CO (monóxido de carbono), mas fornece uma nicotina para ajudá-la a gerenciar alguns desejos de abstinência, quando parar de fumar.

Os cigarros eletrônicos estão se tornando uma alternativa popular ao tabagismo. No momento, o que está neles não é controlado e alguns contem outras substâncias nocivas, bem como a nicotina. Como os riscos a longo prazo para o seu bebê de usá-los não são conhecidos, eles não são recomendados na gravidez.

Alguns medicamentos prescritos para ajudar os fumantes a parar não são seguros para usar durante a gravidez ou durante a amamentação. Verifique com o seu médico se quiser saber mais sobre isso.

Existe algo mais que eu deveria saber?

Como ter uma gestação saudável?

Pontos chave

  • Fumar na gravidez é prejudicial para você e seu bebê.
  • O tabagismo passivo também pode prejudicar você e seu bebê.
  • Um bebê que é pequeno devido ao tabagismo não é um bebê saudável.
  • Se você fuma, a melhor coisa que você pode fazer é parar. Parar em qualquer momento durante a gravidez ajudará, embora quanto mais cedo, melhor.
  • Você deve parar completamente (em vez de simplesmente cortar), idealmente antes de engravidar.
  • A terapia de reposição de nicotina (NRT) é segura de usar durante a gravidez.
  • Atualmente, os cigarros eletrônicos não são recomendados para uso na gravidez.
Leave a reply