Descobrir que você tem uma gravidez de gêmeos, trigêmeos ou até quadrigêmeos pode ser emocionante, mas também pode trazer preocupações para você, seu parceiro e familiares.
Se você está esperando mais de um bebê, é importante que esteja bem preparada para as mudanças que ocorrerão durante a gravidez e após o nascimento deles.
Uma “gravidez múltipla” é o termo usado quando você espera dois ou mais bebês no mesmo tempo. Ocorre em aproximadamente uma em cada 80 gravidezes, podendo variar de 1/5 até 1/2000.
O tratamento de fertilidade aumenta as chances de gravidez múltipla para em torno de uma gravidez em cinco dos gêmeos provenientes de dois óvulos e dois espermatozoides.
Quais são os diferentes tipos de gravidez múltipla?
Na sua primeira ecografia, que confirma se você está carregando gêmeos ou mais embriões, é importante descobrir a corionicidade de sua gravidez. Isso irá ajudar a identificar se seus bebês compartilham uma placenta e é importante porque os bebês que compartilham uma placenta apresentam maior risco de complicações.
Os gêmeos podem ser:
- Diamniótico dicoriônico (DCDA) – se dois óvulos são fertilizados, cada bebê possui sua própria placenta com sua própria membrana externa chamada córion e seu próprio saco amniótico;
- Diamniótico monocoriônico (MCDA) – se o óvulo fertilizado se separar um pouco mais tarde, os bebês compartilham uma placenta e um córion, mas cada um tem seu próprio saco amniótico. Estes bebês são sempre idênticos;
- Monoamniótico monocoriônico (MCMA) – muito menos comum, o óvulo fertilizado se separa precocemente e os bebês compartilham a placenta e o córion e estão dentro do mesmo saco amniótico. Esses bebês são sempre idênticos. Isso é raro, mas importante porque pode trazer mais riscos a gravidez.
Da mesma forma, os trigêmeos podem ser tricoriônicos (cada bebê tem uma placenta e córion separado), dicoriônicos (dois dos três bebês compartilham uma placenta e corion e o terceiro bebê está separado), ou monocoriônicos (os três bebês compartilham uma placenta e corion).
Se seus bebês compartilham uma placenta, eles são idênticos ou “monozigóticos”.
A maioria dos bebês que não compartilham uma placenta são não idênticos ou “dizigóticos” ou gêmeos irmãos.
No entanto, é possível que os bebês que não compartilham uma placenta sejam idênticos também. Isso ocorre porque quase um terço de gêmeos monozigóticos ou idênticos cada um terá sua própria placenta e, portanto, terá a mesma aparência em exames de ultrassom como os gêmeos DCDA (não idênticos ou dizigóticos).
O que uma gravidez de gêmeos significa para meus bebês e para mim?
A maioria das mulheres que têm uma gravidez múltipla têm gravidezes saudáveis e bebês saudáveis. No entanto, as complicações são mais comuns em gravidez múltipla e deve-se ter cuidados extras durante a gravidez, incluindo mais exames de ultrassom, para reduzir esses riscos para você e seus bebês.
Para você
Problemas menores, que muitas mulheres grávidas experimentam, como náuseas matinais, azia, tornozelo inchado, varizes, dor nas costas e cansaço, são mais comuns em gravidezes múltiplas. Eles melhoram naturalmente depois que os bebês nascem.
Quaisquer problemas que surjam em qualquer gravidez são mais comuns com gêmeos e incluem:
- Anemia – geralmente é causada por uma falta de ferro porque o desenvolvimento de bebês usa muito ferro;
- Pré-eclâmpsia – uma condição que causa hipertensão específica da gravidez, proteínas na urina e uma série de repercussões clínicas e obstétricas importantíssimas de se controlar;
- Também no pré-natal será feito o rastreamento para alterações de seu açúcar no sangue, porque alterações na glicemia são mais frequentes na gestação gemelar, desde a intolerância a glicose até o diabetes;
- Uma maior chance de sangrar mais forte do que o normal após o nascimento – médicos e parteiras são treinados para lidar com essas situações;
- Uma maior chance de precisar de uma cesariana.
Para os seus bebês
Prematuridade
É mais provável que tenha seus bebês mais cedo se estiver esperando gêmeos ou trigêmeos:
- Cerca de 60 em 100 conjuntos de gêmeos nascerão espontaneamente antes das 37 semanas de gravidez;
- Cerca de 75 em 100 conjuntos de trigêmeos nascerão espontaneamente antes de 35 semanas;
- Em comparação, apenas cerca de 10 em cada 100 mulheres que estão grávidas com um bebê darão nascimento antes de 37 semanas.
Os bebês nascidos antes das 35 semanas de gravidez apresentam maior risco de problemas, especialmente com a respiração, alimentação e infecção. Quanto mais cedo seus bebês nasceram, mais provável é que possa ocorrer alguma intercorrência. Talvez eles precisem ser atendidos em uma unidade neonatal especial – a UTI neonatal.
Problemas com o crescimento
Ter gêmeos aumenta a chance de a placenta não funcionar tão bem quanto deveria. Isso pode afetar o crescimento e o bem-estar dos bebês.
Síndrome de transfusão Feto-fetal (STFF)
Os gêmeos que compartilham uma placenta (gravidez monocoriônica) também compartilham o suprimento de sangue. Em cerca de 15 em 100 gestações gêmeas monocoriônicas, o fluxo sanguíneo pode estar desequilibrado.
Chamamos essa síndrome de transfusão feto-fetal (STFF). Um bebê, o “doador”, recebe muito pouco sangue e tem baixa pressão arterial enquanto o outro bebê, o “receptor”, recebe muito sangue e tem uma pressão alta, fazendo com que o primeiro cresça menos e o segundo cresça mais que a média do desenvolvimento fetal.
Haverá um acompanhamento mais frequente para diagnóstico e avaliação de sua evolução para necessidade de intervenção. Pode ser leve e não exigir qualquer tratamento, ou pode ser grave, caso em que haverá necessidade de intervenção hospitalar.
Qual o cuidado adicional que eu preciso durante a gravidez?
Você será acompanhada mais de perto por seu obstetra e será aconselhada a ter seus bebês em uma unidade de maternidade com uma boa unidade neonatal.
Ter uma gravidez de gêmeos significa que precisará de mais visitas à clínica pré-natal. Seu estado clínico, orientações dietéticas e de exercícios físicos devem ser adaptados às suas condições.
Como ter uma gravidez saudável?
O acompanhamento ultrassonográfico será mais frequente na tentativa de monitorar o crescimento de seus bebês mais de perto, fazendo uma curva de crescimento fetal individual. Será então diagnosticado o crescimento e bem estar fetal. Para tanto, no final da gravidez ou a partir de 28 semanas em casos mais delicados, também será avaliado a oxigenação dos fetos realizando a dopllerfluxometria em cada ultrassom.
- Para gestações gêmeas onde os bebês cada um têm sua própria placenta (dicoriônica), isso significará ter uma análise de ultrassom a cada 4 semanas;
- Se seus bebês compartilham uma placenta (monocoriônica), sua gravidez será monitorada mais de perto, com varreduras oferecidas a cada 2 semanas a partir de 16 semanas de gravidez;
- Você deverá fazer suplementação de ferro e ácido fólico todos os dias durante a gravidez;
- Se ocorrer a gestação gemelar e você tem outros fatores de risco para a pré-eclâmpsia, alguns cuidados extra serão avaliados como o uso de aspirina de baixa dose a partir de 12 semanas de gravidez para reduzir o seu risco de intercorrências ligadas a esse tipo de hipertensão, medicação anti-hipertensiva, repouso em decúbito lateral esquerdo diário após as refeições e diminuição do estresse profissional ou emocional;
- Cuidados dietéticos e exercícios na gravidez também são muito importantes na prevenção do diabetes e obesidade.
Posso ainda fazer o rastreamento para síndrome de Down e outras anormalidades?
Como todas as mulheres, será sugerido um ultrassom com medida da translucência nucal entre de 11-14 semanas para detectar aumento do risco para anomalias cromossômicas, como a síndrome de Down e algumas anomalias físicas mais graves.
Mesmo em gravidezes múltiplas, os exames de sangue realizados ao mesmo tempo podem ser combinados com os resultados da varredura ultrassonográfica para avaliar o risco de um ou ambos os seus bebês terem um problema cromossômico.
Você também receberá outra varredura em torno das 20-24 semanas para analisar o desenvolvimento de seus bebês, o ultrassom morfológico para estudo detalhado da anatomia fetal. Este é o momento em que se pode ver cada órgão fetal e tentar verificar se existe algum problema na formação física dos diversos aparelhos.
Conselhos e informações
Durante a gravidez, seus médicos e parteiras lhe darão informações e conselhos sobre:
- Acompanhamento pré-natal com avaliação clínica, exames laboratoriais e ultrassonográficos, orientações dietéticas e de exercícios físicos;
- Planejamento do parto, incluindo calendário, tipos de parto e alívio da dor;
- Cuidados dos seus bebês após o nascimento;
- Cuidados com você depois que seus bebês nascem, incluindo amamentação, contracepção, infraestrutura adicional para administrar os cuidados e trabalho extra e concomitante.
Baixe o Ebook Pré-Natal e Reprodução Humana
Onde devo ter meus bebês?
Você deverá ter seu parto em uma maternidade com experiência e infraestrutura adequadas para atender você e os seus bebês. Isso significa que a maternidade deve ter boa estrutura para atender intercorrências clínico-obstétricas e uma unidade neonatal adequada para atendimento de recém-nascidos, inclusive com UTI neonatal com boa capacidade de manejo de muitos bebês.
Quando o tempo de gestação de uma gravidez múltipla?
Você pode entrar em trabalho de parto espontaneamente com gravidez múltipla.
Mesmo que não o faça, você provavelmente será avaliada para ter seus bebês antes da data provável de parto (nascimento eletivo). Isso é feito quer para cesárea ou parto normal induzido, mas para que seja possível preparar da melhor forma possível as condições de nascimento para você e as crianças.
O tempo exato de gestação para gravidez múltipla depende de circunstâncias individuais; no entanto, mesmo se sua gravidez não tiver sido complicada, é aconselhável que você pense em um nascimento eletivo de:
- 37 semanas de gravidez se estiver carregando gêmeos dicoriônicos (bebês com placentas separadas)
- 36 semanas, se estiver carregando gêmeos monocoriônicos (bebês que compartilham uma placenta)
- 35 semanas se estiver carregando trigêmeos.
Se você tem alguma preocupação sobre ter seus bebês nascidos nestes tempos recomendados, deve conversar com seu profissional de saúde, pois continuar a gravidez além dessas datas pode aumentar o risco de intercorrências e isto deverá ser individualizado para sua gestação.
Como vou ter meus bebês?
Você poderá discutir seu plano de nascimento com seu obstetra. A sua decisão de ter um parto normal ou uma cesariana dependerá de vários fatores, incluindo a posição da (s) placenta (s) e dos bebês, como os bebês estão crescendo, seu bem-estar fetal (como está a oxigenação cerebral e peso fetal) e se você teve uma cesariana anterior.
Gêmeos
Se o bebê mais próximo do colo uterino (muitas vezes chamado de gêmeo apresentador) está de cabeça para baixo e não há outras complicações, então você pode ter um parto vaginal se desejar. A posição do segundo gêmeos também pode interessar para indicar a via de parto, embora possa mudar logo após o primeiro bebê nascer.
Se o bebê mais próximo do colo uterino (cérvix) é de apresentação com as nádegas (pélvico) no final da gravidez, geralmente é recomendada uma cesariana.
O parto vaginal e a cesariana têm benefícios e riscos, e é importante considerar cuidadosamente as opções e falar sobre sua situação individual com seus profissionais de saúde.
Se você decidiu ter uma cesariana, mas entrou em trabalho de parto de forma natural, deve ir direto ao hospital. A operação será feita o mais rápido possível.
No entanto, ocasionalmente o trabalho de parto pode ser muito avançado e pode ser mais seguro para você e seus bebês, se eles nascerem via baixa. Isto deve ser avaliado quando chegar à maternidade.
Gestação tripla ou quádrupla e gêmeos monoamnióticos
Esses bebês geralmente nascerão de cesariana, a menos que você esteja em trabalho de parto muito prematuro ou dê à luz ao primeiro bebê muito rapidamente. Importante escutar seu médico, principalmente para estes casos que as chances de intercorrências são maiores.
Trabalho de parto e nascimento.
O monitoramento dos batimentos cardíacos dos bebês durante o trabalho de parto é recomendado, pois mostra como eles estão clinicamente.
Você pode querer uma analgesia para alívio da dor. Isso pode ser útil se ocorrerem complicações e seus bebês precisarem nascer por cesariana ou fórceps.
Depois que seu primeiro bebê nascer, o cordão será preso e cortado da maneira usual, mas a placenta ficará dentro do útero até o segundo bebê ter nascido.
A sala de parto pode parecer lotada quando seus gêmeos estiverem nascendo. Haverá pelo menos uma parteira, um anestesista, um ou dois obstetras, pediatras- um ou dois e enfermeiras circulantes de sala, tudo dentro da sala de parto. A equipe estará a postos para lhe ajudar da melhor forma possível.
Amamentação
O leite materno é o melhor alimento para bebês recém-nascidos e seu corpo deve produzir leite suficiente para eles, mesmo sendo mais que um!
Para isso é importante uma estimulação precoce e boa hidratação.
Caso ocorra o nascimento prematuro pode ser que seus bebês não tenham o reflexo da sucção forte o suficiente para uma amamentação natural, logo após o nascimento, mas você poderá estimular o aleitamento retirando o leite manualmente ou com bombinhas de sucção e até utilizá-lo, enquanto eles estiverem sob cuidados mais intensivos.
Como vou lidar com dois bebês de uma só vez?
Os gêmeos costumam chegar mais cedo e você deve considerar interromper o trabalho mais cedo, possivelmente com cerca de 28 semanas.
Quando os bebês nascerem, será um momento muito ocupado para qualquer família, mas é muito mais fácil se você for apoiada, e aceite a ajuda quando for oferecida, mesmo que seja da sogra…. (brincadeira, as vezes as mães sua e do marido, serão muito importantes no apoio emocional e de sua rotina). Estabelecer uma rotina o mais cedo possível ajudará.
Pontos chave
- A gravidez múltipla ocorre em cerca de uma em cada 80 gravidezes.
- Embora a maioria das mulheres com gravidez múltipla tenha uma gravidez saudável e bebês saudáveis, as complicações são mais comuns.
- Serão oferecidas verificações pré-natais extras e exames de ultrassom para monitorar seus bebês.
- É mais provável que tenha seus bebês mais cedo, se tiver uma gravidez de gêmeos.
- Você será aconselhada a dar à luz em uma maternidade com melhor infraestrutura tanto para você como para seus bebês.
- Não se apavore! Com programação profissional e ajuda de seus entes queridos, ter mais que um bebê será multiplicar suas alegrias!
Gostou de aprender mais sobre gravidez de gêmeos? Então, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas nossas novidades sobre gravidez, reprodução humana e saúde.