O que significa sangramento e dor vaginal para mim?

A hemorragia vaginal e / ou a dor tipo cólicas nos estágios iniciais da gravidez são comuns e nem sempre significa que existe um problema.

No entanto, o sangramento e / ou a dor podem ser um sinal de aviso de um aborto ou, menos comumente, de outras complicações da gravidez precoce.

O que devo fazer se tiver sangrando e / ou tiver dores nos primeiros 3 meses?

Tenha calma, pois pode ser normal estas dores e até pequenos sangramentos.

Você deve buscar orientação médica e tomar um analgésico.

Episódios de dor podem significar que esta havendo contrações uterinas, que podem ser normais, pois existe atividade uterina durante toda a gravidez, e logo passará com as medicações. Também pode ocorrer dores devido ao aumento ovariano quando foi realizado estimulação ovariana prévia.

Também pode estar ocorrendo dores vindas do intestino ou aparelho urinário.

  • Observe se está com intestino normal. É comum ocorrer intestino preso durante a gravidez e pode já começar bem no início, principalmente com a utilização suplementar de hormônios, pois já se instala as condições hormonais gravídicas bem precocemente. Também quando se fez a estimulação ovariana e coleta ovular com transferência embrionária a seguir, é muito comum o intestino ficar preso por alguns dias. Utilize um laxante fraco para ajudar a funcionar o intestino.
  • Observe se está doendo o trajeto das vias urinárias ou a uretra, pois poderá ocorrer dores por cálculos renais ou mesmo uma infecção urinária.

Talvez seja necessário:

  • uma amostra de urina testada para confirmar que está grávida e ver se há infecção urinária
  • uma ultrassonografia. Pode ser necessário uma varredura transvaginal (onde uma sonda é suavemente inserida na vagina) ou uma varredura transabdominal (onde a sonda é colocada no abdômen) ou ocasionalmente ambos. Pode ser recomendada uma varredura transvaginal, pois dá uma imagem mais clara. O ultrassom não aumenta o risco de ter um aborto espontâneo.
  • um exame vaginal para verificar o colo do útero e avaliar qualquer causa aparente de sangramento e / ou dor local.
  • exame (s) de sangue para verificar o seu grupo sanguíneo e / ou o nível do seu hormônio da gravidez (βhCG) e anemia.

Como se preparar para uma gravidez saudável?

O que poderia estar causando sangramento e / ou dor nesta fase da gravidez?

Uma ameaça de aborto espontâneo

Se você teve sangramento e / ou dor, mas sua ultrassonografia confirma que sua gravidez está progredindo normalmente, isso é conhecido como uma ameaça de aborto espontâneo. Muitas mulheres que sangram nesta fase da gravidez vão ter um bebê saudável.

Lembre-se das outras alternativas descritas acima que estão dentro da normalidade.

Um aborto precoce

Infelizmente, hemorragias e / ou dor no início da gravidez podem significar que você teve ou está tendo um aborto espontâneo.

Abortos precoces são comuns. Nos primeiros 3 meses, uma em cada cinco mulheres terá um aborto espontâneo, sem motivo aparente, após um teste de gravidez positivo.

No entanto, a maioria dos abortos ocorre como um evento único e há uma boa chance de ter um sucesso e gravidez no futuro.

Uma gravidez ectópica

Quando uma gravidez começa a crescer fora do útero, é chamada de gravidez ectópica. Ela ocorre em torno de 1% das gravidezes.

Seus sintomas, exames de varredura e exames de sangue podem levar à suspeita de que você tem uma gravidez ectópica.

Uma gravidez ectópica pode representar um risco para sua saúde. Se isso for suspeitado ou confirmado, poderá ser necessário ficar no hospital para uma cirurgia.

Uma gravidez molar

Uma gravidez molar é uma condição incomum em que a placenta é anormal e a gravidez não se desenvolve adequadamente. Ela afeta apenas uma em cada 700 gravidezes.

Uma gravidez molar geralmente é diagnosticada quando você faz um ultrassom e tem níveis de hormônios da gravidez altíssimos e incompatíveis com o período da gestação.

Uma gravidez inicial muito precoce

Se você tiver um teste de gravidez positivo e sua gravidez não pode ser vista claramente na ultrassonografia, esta gravidez inicial precisa ser acompanhada.

As razões para isso podem ser:

  • que sua gravidez está no útero, mas é muito pequena ou muito cedo para ser vista.

Os kits de teste são extremamente sensíveis e podem detectar o hormônio da gravidez apenas alguns dias após concepção. No entanto, uma gravidez pode não ser observada em ultrassom até aproximadamente 3 semanas após a concepção (pelo menos 5 semanas do seu último período).

  • que ocorreu um aborto precoce, especialmente se você teve sangramento.

Os testes de gravidez podem permanecer positivos por uma semana ou duas após um aborto espontâneo.

  • uma gravidez ectópica que é muito pequena para ser vista.

O que pode ser feito?

É importante que você seja seguida para obter um diagnóstico e para confirmar se a sua gravidez está em evolução ou não.

O exame de gravidez Beta-hCG pode ser repetido a cada 2 dias para observação. Gestações normais dobram de valor a cada 2 dias e é um bom parâmetro de seguimento de sua evolução.

Os resultados devem ajudar a mostrar onde a gravidez está se desenvolvendo.

Eles também ajudarão a acompanhar o seu desenvolvimento e fazer um diagnóstico diferencial:

  • em uma gravidez normal, os níveis de βhCG aumentam significativamente como dito acima
  • em uma gravidez ectópica, o nível geralmente aumentará ligeiramente ou permanecerá o mesmo, com sangramento escasso, dor abdominal tipo cólica e ausência de gestação intra-útero no ultrassom
  • uma vez que ocorreu um aborto espontâneo, o nível cairá significativamente.

Quais sintomas devo valorizar quando estou sendo monitorada e existe uma suspeita de gravide ectópica?

É importante que você esteja ciente dos sinais de uma gravidez ectópica (abaixo) e que você procure ajuda médica urgente se você tiver qualquer um deles.

São eles:

  • sangramento intenso
  • dor intensa no abdômen
  • dor nos ombros
  • tonturas
  • desmaio
  • Batedeira no peito – taquicardia

 

Pontos chave

  • O sangramento e / ou a dor são comuns no início da gravidez e nem sempre significam que existe um problema.
  • O sangramento e / ou a dor no início da gravidez podem às vezes ser um sinal de aviso de um aborto espontâneo.
  • É recomendável que você faça testes, incluindo uma ultrassonografia para verificar sua gravidez.
  • Se você tiver hemorragia intensa, dor intensa no abdômen, dor no ombro, tonturas ou desmaio, batedeira no peito, você deve entrar em contato com o seu médico com urgência.

 

Caso ainda tenha dúvidas, mande um email para contato@maisfert.com.br ou ligue para (16) 3421-9707, que tentaremos ajudá-la o mais rápido possível!

Leave a reply