Ter um filho é o sonho de muitos casais, no entanto, nem todos conseguem conquistar esse objetivo. Isso porque a infertilidade é algo que pode acontecer tanto com a mulher quanto com o homem.

Na verdade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% dos homens sofrem com esse problema, mas é importante salientar que boa parte desse mal pode ser influenciado pelo emocional. Ou seja, a infertilidade masculina pode ser influenciada pelo lado psicológico.

Para que você compreenda mais sobre o assunto, abaixo, mostraremos como fatores emocionais podem prejudicar a vida de quem deseja engravidar. Acompanhe!

Por que o emocional pode estar relacionado com a infertilidade masculina?

Seja por vergonha, seja por achar que a infertilidade está associada com a incompetência masculina  pois se sentem fracos e incapazes de “cumprir seu papel” , muitos homens sofrem com esse problema, mas poucos procuram ajuda para tentar reverter a situação.

Em muitos casos, é necessária uma intervenção da mulher e da família para que o homem possa procurar um especialista e submeter-se aos exames e aos tratamentos necessários.

Por isso, sempre que houver um problema com a fertilização, o acompanhamento de um terapeuta pode ser necessário, pois ele trabalhará questões de comportamentos que podem prejudicar a vida do homem e do casal, visando a fatores que podem gerar frustrações.

Esse pensamento de que o homem infértil é sinônimo de incapacitado causa distúrbios que podem levar à depressão severa, provocando risco à saúde mental e, consequentemente, à saúde física.

Quando o homem deve procurar por ajuda?

Sempre que você e seu parceiro estiverem tentando engravidar e perceberem que a gestação não acontece, ambos devem procurar por um médico de confiança e realizar todos os exames que detectam onde está o problema.

Caso seja observado que a infertilidade vem da parte do homem, então, é necessário conversar para que ele possa procurar uma clínica especializada e realizar testes de fertilidade e os tratamentos mais indicados. Se for necessário, procure por um psicólogo e acompanhe o seu parceiro para que ele possa se sentir mais seguro. Assim, ele saberá que tem ao lado alguém com quem contar.

É fundamental que o homem tenha em mente que a infertilidade não está relacionada com sua masculinidade e que essa complicação, em alguns casos, pode ser tratável por meio de técnicas inovadoras e com o auxílio de um suporte qualificado.

Superar esse problema nem sempre é algo fácil, especialmente quando o psicológico está sendo muito afetado, contudo, o homem é capaz de moldar seus pensamentos e sua percepção ao compreender que a esterilidade é uma disfunção orgânica.

Entender o que realmente acontece com o organismo é uma maneira de assimilar a situação e descobrir oportunidades de encontrar uma solução viável e mais benéfica ao casal.

A infertilidade masculina pode assustar, mas, atualmente, existem algumas alternativas para que o homem possa gerar seu filho. Uma delas é a reprodução humana assistida. Se esse for o seu caso, procure pelo seu médico e avalie quais são suas opções.

Quer conhecer dicas de como ter um bebê de maneira mais tranquila e eficiente? Assine nossa newsletter e receba informações relevantes sobre a fertilidade. Vamos lá!

Leave a reply