Quem já não menstrua, pode engravidar?
Esta é uma pergunta que tem uma resposta surpreendente para alguns: Pode!
A menstruação ocorre porque o útero se prepara todo mês, para receber uma gravidez, caso ela não ocorra, há uma modificação dos hormônios com o encerramento de sua produção naquele ciclo e então uma descamação do endométrio, a parte interna do útero, que recebe o embrião e onde se implanta o saco gestacional.
O ciclo menstrual espelha a função hormonal ovariana e um tempo de preparo para os óvulos estarem no ponto certo para serem fertilizados.
A mulher nasce com um número definido de óvulos que terá a vida inteira, não produz mais, e perde 1.000 a cada ciclo para ovular um único que poderá ser fertilizado. Por isso um dia acaba, e quando isso ocorre, cessa a menstruação mostrando o término de um ciclo de vida da mulher – a menopausa.
A Menopausa
Normalmente ela ocorre em torno dos 50 anos, mas já bem antes em torno dos 40 anos estas chances de gravidez começam um declínio muito rápido, mostrando a diminuição da qualidade dos óvulos em formar um embrião.
Estes óvulos envelhecem e diminuem a qualidade do material genético para formar um embrião saudável, muito diferente dos homens que produzem um lote novo de espermatozoides a cada 85 dias.
Também poderá ocorrer que este estoque de óvulos se encerre muito antes do previsto, determinando o que se chama menopausa precoce. Outro momento, são situações em que é necessário a retirada dos ovários prematuramente por tumor, sangramento ou outras condições.
Como uma mulher na menopausa consegue engravidar?
A grata surpresa é que o útero não envelhece ou perde a capacidade de gestar, e se for suplementado na quantidade certa de hormônios femininos – estrógeno e progesterona, terá novamente a capacidade de gerar uma criança, não importando sua idade. A mulher mais velha que já gerou uma criança tinha 66 anos quando deu a luz.
É necessária uma suplementação hormonal exógena (medicamentos hormonais), até em torno dos 4 meses de gestação, quando a placenta já estará produzindo autonomamente todos os hormônios necessários à gestação, momento em que se pode parar os hormônios tomados desde o início da gestação.
Estando a mulher na menopausa teremos que utilizar óvulos doados de outra paciente mais jovem, até 35 anos por força de determinação do Conselho Federal de Medicina e que esteja fazendo tratamento de Reprodução Humana, que aceite doar anonimamente alguns óvulos para ajudar outra paciente.
Saiba tudo sobre a doação de óvulos
A boa notícia é que as chances de gravidez serão ótimas porque quem determina esta chance é o material genético jovem do óvulo doado, podendo chegar a ser até 5 vezes melhor que as chances de gravidez espontânea natural.
Caso tenha interesse em ser avaliada por um especialista em Reprodução Humana, acesse www.maisfert.com.br/contato e agende uma consulta com o Dr. Joaquim Coelho.