O diabetes que se desenvolve durante a gravidez é conhecido como diabetes gestacional. Isso ocorre porque seu corpo não pode produzir insulina suficiente (um hormônio importante no controle da glicemia) para atender às suas necessidades extras na gravidez. Isso resulta em altos níveis de glicose no sangue.
O diabetes gestacional geralmente começa no meio ou no final da gravidez.
Quão comum é o diabetes gestacional?
O diabetes gestacional é muito comum. Pode afetar até 18 em cada 100 mulheres durante a gravidez.
É mais provável que desenvolva diabetes gestacional se você tiver algum dos seguintes fatores de risco:
- Seu índice de massa corporal (IMC) é 30 ou superior;
- Você já deu à luz um bebê grande, pesando 4,0 kg ou mais;
- Você teve diabetes gestacional antes;
- Você tem um pai, mãe, irmão ou irmã com diabetes;
- Sua origem familiar é o sul da Ásia, chinês, afro-caribenho ou do Oriente Médio.
Como posso saber se tenho diabetes gestacional?
Se você tiver algum dos fatores de risco acima, deve fazer um teste de glicose durante sua gravidez.
No início da gravidez será feito um exame de sangue simples e / ou um teste de tolerância à glicose (GTT) quando você estiver entre 24 e 28 semanas de gravidez dependendo de sua história clínica.
Para o diagnóstico do diabetes gestacional, a Organização Mundial da Saúde preconiza o uso das glicemias de jejum e de 2 horas, empregando-se os mesmos pontos de corte sugeridos para fora da gravidez.
O ponto de corte para a glicemia de jejum é 126 mg/dl; se você tiver glicemia a partir deste valor está feito diagnóstico de diabetes.
Menos que isto, mas acima de 90 mg/dl deve-se fazer o acompanhamento com GTT para esclarecimento.
O rastreamento com glicose plasmática 1 hora após sobrecarga com 50g de glicose também pode ser realizado como forma mais simplificada de diagnóstico, e tem como ponto de corte de 140 mg/dl.
A partir deste valor deve-se proceder ao teste de tolerância a glicose (GTT)
Para o diagnóstico deve ser feito o teste de sobrecarga com 75g de glicose com pontos de corte (jejum: 95 mg/dl; 1h: 180 mg/dl; 2h: 155 mg/dl).
Um GTT envolve jejum da noite até a manhã seguinte por no mínimo 8 horas (não comer nem beber nada além da água):
- De manhã, em jejum, você fará um exame de sangue e depois tomará uma bebida com glicose.
- O exame de sangue é repetido 1-2 horas depois para ver como seu corpo reage à bebida de glicose.
O que significa diabetes gestacional para mim e meu bebê?
A maioria das mulheres que desenvolvem diabetes na gravidez tem gravidezes saudáveis e bebês saudáveis, mas ocasionalmente, diabetes gestacional pode causar sérios problemas, especialmente se não for reconhecido.
Diagnosticando e fazendo o tratamento do diabetes gestacional, reduz-se esses riscos.
É importante controlar o nível de glicose no sangue durante a gravidez.
Se a sua glicemia for muito alta ocorrerão várias modificações metabólicas em seu corpo e seu bebê produzirá mais insulina, o que pode fazer com que ele cresça mais.
Há um aumento da probabilidade de ter:
- Seu trabalho de parto desencadeado precocemente;
- Aumente as chances de cesariana;
- Sérios problemas de nascimento e logo após;
- Óbito fetal intra-útero, inclusive com aumento das chances de má-formação fetal.
Um bebê que está fazendo insulina extra, pode ter níveis baixos de glicose no sangue após o nascimento e é mais provável que precise de cuidados adicionais em uma unidade neonatal.
Seu bebê também pode estar em maior risco de desenvolver obesidade e / ou diabetes na vida adulta.
Estes riscos são maiores se o diabetes gestacional não for detectado e controlado.
Controlar seus níveis de glicose no sangue durante a gravidez e o trabalho de parto reduz os riscos de todas estas complicações para você e seu bebê.
Qual o cuidado adicional que eu preciso durante a gravidez?
Se você é diagnosticada com diabetes gestacional, deve haver uma equipe para acompanhá-la e será aconselhada a ter seu bebê em uma maternidade que tenha uma boa unidade neonatal.
Sua equipe de saúde geralmente inclui um médico especializado em diabetes, um obstetra, uma enfermeira ou parteira com conhecimentos de diabetes e uma nutricionista.
Você deve começar a receber cuidados pré-natais extras assim que seu diabetes gestacional for diagnosticado. Ter diabetes gestacional significará mais visitas clínicas ao pré-natal.
Alimentação e exercício saudáveis
O tratamento mais importante para a diabetes gestacional é um plano de alimentação saudável e exercícios.
O diabetes gestacional geralmente melhora com essas mudanças, embora algumas mulheres, apesar de seus melhores esforços, precisam tomar comprimidos e / ou administrar-se injeções de insulina.
Uma orientação com um nutricionista sobre a escolha de alimentos que ajudarão a manter sua glicose no sangue em um nível saudável e estável é muito importante.
Monitorando sua glicemia
Depois de ter sido diagnosticado com diabetes gestacional, pode ser necessário verificar os níveis de glicose em seu sangue.
Se não atingir um nível satisfatório após 1-2 semanas de controle, ou se uma análise de ultrassom mostrar que seu bebê é maior do que o esperado, talvez seja necessário tomar comprimidos ou administrar injeções de insulina, de acordo com o monitoramento de sua glicose.
Monitorando seu bebê
Deve ser oferecido varreduras extras de ultrassom para monitorar o crescimento do seu bebê mais de perto, para se fazer uma curva de crescimento e avaliar a repercussão destas mudanças para você e ele. Isso pode ser importante na tomada de decisões clínicas e de seu parto.
Conselhos e informações
Durante sua gravidez, seus médicos e parteiras lhe darão informações e conselhos sobre:
- Planejamento do parto, incluindo tempo e tipos de nascimento, alívio da dor e mudanças nos seus medicamentos durante o trabalho de parto e depois do nascimento do seu bebê;
- Cuidar do seu bebê após o nascimento;
- Cuidar de você após o parto, incluindo contracepção.
Preciso de tratamento?
Habitualmente orientações dietéticas e exercícios físicos são importantes e podem controlar seu problema na gestação.
Até uma em cada cinco mulheres com diabetes gestacional precisará tomar comprimidos e / ou injeções de insulina para controle da glicemia durante a gravidez. Sua equipe de saúde irá aconselhá-la sobre seu melhor tratamento.
Se você precisar de insulina, deverá ocorrer uma explicação clara de como utilizar, porque habitualmente será você a se auto aplicar as injeções e fazer o monitoramento de sua glicemia para ficar corretamente dentro da normalidade.
Quando é o melhor momento para o nascimento de meu bebê?
Idealmente, você deve ter seu bebê entre as 38 e 40 semanas de gravidez, dependendo de circunstâncias individuais.
Como vou ter meu bebê?
Se suas varreduras de ultrassom mostrarem que seu bebê é grande, seu obstetra deve discutir os riscos e benefícios do parto vaginal, trabalho de parto induzido e cesariana.
O que acontece no trabalho de parto?
É importante que seu nível de glicose no sangue seja controlado durante o parto; e deve ser monitorado a cada hora durante o trabalho de parto para garantir que permaneça em um nível satisfatório.
Durante o trabalho de parto, a frequência cardíaca do seu bebê deve ser monitorada continuamente.
O que acontece depois do nascimento do meu bebê?
- Seu bebê ficará com você a menos que ele ou ela precise de cuidados extras;
- A amamentação é melhor para bebês e não há motivo para não amamentar seu bebê.
A amamentação deve ocorrer o mais breve possível após o parto, e depois a cada 2-3 horas para ajudar a prevenir que a glicose no sangue do bebê caia muito. Só esta atitude já pode facilitar que permaneça em um nível seguro.
- Seu bebê deve ter seu nível de glicose no sangue testado algumas horas após o nascimento para se certificar que não está muito baixa. Ele pode precisar ser atendido em uma unidade neonatal, se ele ou ela está indisposto ou muito molinho, ou só dorme e não se alimenta. Pode ser necessário um monitoramento ou tratamento próximo, com auxílio de enfermagem especializada em amamentação;
- O diabetes gestacional geralmente melhora após o nascimento e, portanto, é provável que seja aconselhado a parar de tomar todos os medicamentos para diabetes logo após o nascimento do bebê. Antes de ir para casa, seu nível de glicose no sangue será testado para garantir que tenha retornado ao normal;
- No pós-parto deverá ser verificado se seus níveis glicêmicos voltaram ao normal, normalmente até 6-8 semanas após o nascimento do seu bebê.
As mulheres que tiveram diabetes gestacional têm uma chance em três de desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos 5 anos.
É importante manter-se vigilante com hábitos saudáveis de alimentação e exercícios
Futuras gravidezes
Se fosse se mantiver em peso ideal, comendo uma dieta saudável e exercícios físicos antes de engravidar, há uma redução do risco de desenvolver diabetes gestacional novamente.
Quer se preparar melhor para uma futura gravidez? Converse com um Especialista no assunto!