Muitas pessoas procuram por diversos tratamentos para engravidar. No entanto, poucas conhecem o coito programado.
Apesar de existirem diversas formas de gerar uma criança, algumas podem ser mais simples e fáceis de serem executadas. Tudo o que você precisa é procurar um especialista que possa fazer os exames adequados e acompanhar todos os seus passos.
Para você entender melhor sobre o coito programado, abaixo vamos falar mais desse procedimento e como ele deve ser feito.
Confira!
O que é coito programado?
Coito programado, conhecido também como namoro programado, é uma maneira de estimular a fertilidade feminina através da utilização de alguns medicamentos específicos que irão estimular a ovulação com data conhecida.
É imprescindível que este processo de estimulação seja acompanhado com ultrassonografia transvaginal seriada para observar o desenvolvimento folicular, de modo a identificar o momento em que se pode desencadear a ovulação e programar o dia de maior chance de ocorrer a gravidez. Assim, o casal deverá manter relações sexuais conforme uma janela de tempo criada, com o objetivo de fecundar o óvulo.
Trata-se de um dos métodos mais antigos para engravidar e sua chance de sucesso varia conforme a idade e as condições de saúde da mulher.
Como esse procedimento deve ser feito?
Após passar por uma avaliação clínica mínima para identificar que existe condições de gravidez espontânea , podemos programar o procedimento.
Esta investigação inclui:
- Avaliação masculina – espermograma para avaliar quantidade e qualidade espermática, que devem ser normais, e
- Avaliação feminina – ultrassom transvaginal para checar útero e ovários , histerossalpingografia para avaliar a permeabilidade das trompas e hormônios se houver alguma outra suspeita.
O método deve ser feito através de:
- Estimulação ovariana– visa obter até o máximo de 2 folículos pré ovulatórios, por meio do uso de remédios orais ou injetáveis, receitados por um médico. Tais medicamentos devem ser administrados por determinado tempo, começando no início do ciclo menstrual em torno de 3º dia.A dosagem deve ser recomendada pelo profissional, já que dependerá do organismo da mulher e outros fatores individuais, e o objetivo não é ter muitos óvulos maduros, tentando imitar a natureza, onde há o amadurecimento de 1 ou 2 óvulos por ciclo.
- Desencadeamento da ovulação – depois que o estímulo for comprovado através de ultrassonografia transvaginal seriada, a mulher receberá uma dose de hormônio hCG, que é responsável pela ovulação. Esse processo ocorrerá após 36 a 40 horas da aplicação deste hormônio. Neste dia, é facultativo, o parceiro pode iniciar abstinência sexual.
- Relação sexual – o casal deve ter relações durante esse período em que está ocorrendo a ovulação, para aumentar as chances de engravidar. Vamos lembrar que este é o dia de maior chance, mas nada impede de continuar tentando depois,
Qual o tempo de duração do tratamento?
O uso dos medicamentos orais costuma ocorrer durante 5 dias consecutivos, enquanto os injetáveis podem variar de 8 a 12 dias.
Os folículos começam a ser analisados em torno do 8º-10º dia do ciclo, e depois a cada 2 dias para verificar o seu crescimento. Assim, são feitos exames como ultrassonografia transvaginal seriada e raramente, hormonais.
A duração de todo o tratamento costuma acontecer em um período de 15 dias. É aconselhado que o casal faça o primeiro teste de gravidez depois de 14 dias do dia da ovulação, que seria o dia esperado da próxima menstruação. Caso não venha, faça o teste; e caso venha, comunique seu médico e tente novamente.
Para quem é indicado o coito programado?
O coito programado é indicado para casais jovens, onde provavelmente não há problemas a não ser uma ansiedade por engravidar um pouco maior, ou estamos diante de um diagnóstico de esterilidade sem causa aparente, ou que possuem anovulação crônica,como nos ovários micropolicísticos. Isto quer dizer, o homem precisa ter uma avaliação normal de sêmen e a mulher do útero,ovários e trompas uterinas para afastar problemas mais sérios.
Além disso, vamos enfatizar que é importante que a mulher não tenha idade avançada, pois quanto mais velha, menores são as chances da gravidez acontecer.
O tratamento pode ser feito várias vezes, por se tratar de casais jovens e sem problemas sérios identificados, e o que estamos fazendo é uma sincronização de eventos, ovulação e fertilização. Estatisticamente começamos a pensar que pode estar acontecendo algo mais, que não temos exames para detectar eventuais problemas, quando já se passaram 3-4 tentativas sem sucesso- isto seria a esterilidade sem causa aparente. Então, não ocorrendo a gestação, é fundamental discutir novas alternativas e procurar por outro método.
Lembre-se de que o médico deve acompanhar cada etapa e fazer sempre os exames necessários para que tudo possa ocorrer como o esperado.
O coito programado é uma ótima alternativa para quem deseja engravidar, pois ele é simples de ser feito e conta com etapas tranquilas. Basta contratar os serviços de uma clínica séria e especializada.
Gostou do nosso conteúdo? Então nos siga no Facebook, Twitter e Instagram e obtenha mais informações relevantes sobre gestação.