Durante o tratamento de fertilização in vitro pode ocorrer um pequeno sangramento após a transferência embrionária. Uma situação muito comum, mas que provoca questionamentos e inseguranças.
Este post traz informações importantes sobre o que é nidação, nome dado a essa ocorrência, como diferenciar esse tipo de sangramento da menstruação, quando o sangramento acontece e o que fazer quando ele ocorrer. Faça uma ótima leitura!
Entenda o que é nidação
A nidação é o instante mais aguardado em um tratamento de fertilização in vitro. Nesse momento, ocorre a implantação do embrião que foi introduzido no útero materno, na parede interna do órgão.
O futuro bebê se prende ao endométrio, tecido que reveste a parede uterina, e cria as ligações indispensáveis para que possa receber a nutrição necessária para seu desenvolvimento saudável. Esta ligação é feita pela placenta que neste período leva o nome de trofoblasto; seria o precursor da placenta que irá desenvolver uma intrincada relação com o endométrio, que se inicia com a capacidade de destruir algumas células do endométrio e neste momento destruir as paredes de um vaso sanguíneo materno causando um sangramento na cavidade uterina.
Em sua evolução irá modificar esta relação de tal forma que anatomicamente dará origem a placenta e seus anexos, responsáveis pelas trocas de nutrientes e de substâncias tóxicas que se farão com tamanha eficiência, que manterá o suprimento de proteinas, gorduras e carbohidratos para desenvolvimento do embrião, e depois do feto, e retirará todas as substâncias tóxicas que fariam mal ao seu desenvolvimento, de forma que um orgão só faz a função dos aparelhos gastrointestinal, renal e respiratório.
Também será responsável pelo equilíbrio, manutenção e produção do líquido amniótico, protetor do feto por barreira física e imunológica de seus contituintes e facilitador do desenvolvimento de um série de orgãos como os pulmões.
Essa implantação se faz por volta do sexto dia após a ovulação e fecundação, e pode provocar um dos sintomas da nidação: o sangramento. Na fertilização in vitro seria em torno de uma semana após a transferência embrionária.
Esclareça 5 questões sobre o sangramento da nidação
Como esse sangramento costuma trazer certa preocupação e angústia por parte da paciente e do casal, relacionamos as dúvidas mais recorrentes e suas respectivas respostas. Confira!
1. Como diferenciar a menstruação desse tipo de sangramento?
Geralmente, o sangramento da nidação é diminuto, muito semelhante ao fluxo do final da menstruação.
Isso acaba gerando uma confusão com a menstruação, o que leva algumas mulheres ao engano com relação ao tempo de gestação, acreditando que estão com menos tempo.
O sangramento pode apresentar as seguintes características: corrimento marrom (cor de caramelo), sangue vivo, corrimento como borra de café, sangue rosado ou aguado acompanhado ou não de cólicas.
2. Quando o sangramento acontece?
Quando da nidação, devido à ruptura de alguns vasos, pode haver a ocorrência de sangramento mínimo ou um volume que se pareça com a menstruação.
Ocorre por volta de uma semana após a transferência embrionária ( TE ), portanto ainda longe do dia do teste de gravidez, que será 14 dias após a TE
3. Quanto tempo dura o sangramento da nidação?
Geralmente, quando é o caso, a duração do sangramento da nidação gira em torno de dois a três dias. Entretanto, o fluxo pode sofrer variações de uma mulher para outra, isso porque o sangue poderá ficar retido dentro do útero e sair aos poucos, de acordo com a sua localização e ocorrência de contrações uterinas, que se traduzirão em cólicas.
4. O sangramento da nidação ocorre em todos os procedimentos ?
Comumente o sangramento da nidação não acontece para todas as mulheres em tratamento de fertilização in vitro. Normalmente, a maioria delas não vive essa situação.
5. O que fazer quando acontece o sangramento ?
Não se preocupe !! Mantenha as medicações hormonais que está tomando e que lhe dão a estabilidade hormonal necessária à este período do tratamento. Faça repouso e se tiver cólicas, um antiespasmódico tipo buscopan.
Apesar de ser algo normal, para eliminar qualquer dúvida e verificar que se trata da implantação, é aconselhável conversar com o médico que fez seu tratamento de reprodução humana, que irá afastar qualquer risco para a gravidez.
Agora você já sabe o que é nidação e aprendeu sobre o sangramento que pode ocorrer durante a implantação do embrião no tecido que cobre a parede interna do útero.
É imprescindível procurar profissionais credenciados que ofereçam alternativas de tratamentos para engravidar, a partir de uma criteriosa avaliação do que é melhor para a pessoa. Essa escolha garantirá um diagnóstico e procedimentos seguros para que você tenha uma gravidez saudável e, claro, um bebê cheio de saúde.
Ainda resta alguma dúvida sobre o que é nidação? Deixe o seu comentário!