Muitas mulheres sonham com o dia em que serão mães. Escolhem os nomes, fazem diversos projetos para o quarto, imaginam-se comprando muitas roupinhas de bebês e passam horas lendo na internet tudo sobre gravidez e como cuidar bem do seu filho.
Entretanto, quando decidem que é o momento de preparar a chegada de uma nova vida, muitas se deparam com a dificuldade de engravidar. A maioria já acredita que o problema é com ela e busca saber sobre infertilidade. Porém, apesar de a ansiedade imperar, é preciso entender que muitas vezes a complicação não está na mulher.
Neste post falaremos tudo o que precisa saber sobre infertilidade e apresentaremos as causas mais comuns.
O que preciso saber sobre infertilidade?
A definição de infertilidade é a incapacidade de conceber ou levar uma gestação adiante após um ano de tentativas sem utilização de nenhum método contraceptivo.
Quando isso não acontece, é preciso buscar orientação médica para saber como proceder.
Em grande parte das situações a mulher é a primeira a ser investigada. Com exames mostrando que está apta a gerar uma nova vida, logo o marido precisa encarar uma bateria de exames para entender o que está acontecendo com o seu corpo.
Quais as possíveis causas para a infertilidade?
Cerca de 15% dos casais, segundo a Organização Mundial da Saúde, sofrem com problemas para engravidar. Nas mulheres, por exemplo, a maior dificuldade está em problemas de ovulação e nos homens varicocele (alargamento das veias no escroto) são as situações mais comuns.
Confira a seguir as causas que mais levam os casais a sofrerem com a infertilidade:
Mulheres
- 35% problemas de ovulação;
- 35% obstrução tubária;
- 20% endometrioses;
- 10% idiopáticos.
Homens
- 38% varicocele;
- 23% sem causas aparentes;
- 19% obstruções;
- 16,4% insuficiência testicular;
- 7,3% outras causas.
Há indícios mais claros sobre a infertilidade?
Além das situações descritas acima, é preciso estar atento a alguns detalhes que passam despercebidos durante a vida da mulher e que podem estar ligadas a infertilidade.
Ciclos menstruais desregulados, cólicas fortes (geralmente associadas a endometriose), frequentes dores na área pélvica (afecção na cavidade abdominal até inflamações das trompas), excesso de peso — que podem causar distúrbios hormonais e na ovulação.
Mulheres que passaram por rigorosas dietas ou perderam mais de 30% do peso nos últimos 12 meses, muitas vezes não conseguem engravidar devido as disfunções hormonais que o corpo sofreu.
Uma vida sedentária aliada ao tabagismo e alcoolismo dificulta o processo de fertilidade tanto de homens quanto de mulheres.
Qual o momento para começar a investigar?
Quando o casal está tentando engravidar há um ano e não consegue é um claro sinal que o organismo não está funcionando bem a ponto de receber uma gestação.
Procure um bom profissional, explique há quanto tempo estão tentando e não faça tratamentos por conta própria, como os indutores de ovulação — medicamentos para mulheres que ovulam de modo irregular.
Caso estejam interessados em conversar com um especialista em Reprodução Humana, entrem em contato conosco pelos telefones (16) 3421-9707 ou envie uma mensagem no WhatsApp. Ficaremos muito felizes em realizar esse sonho com vocês!