Vamos dar continuidade à nossa sequência de posts sobre a Otimização da Fertilidade Natural, falando sobre a Janela da Fertilidade e o Monitoramento da Ovulação.

 

Caso tenha perdido, leia nossa primeira publicação.


JANELA DA FERTILIDADE

A “janela” da fertilidade, é melhor definida como o intervalo de 6 dias que termina no dia da ovulação . Pelo menos em teoria, a viabilidade de ambos oócitos e espermatozóides deve ser máxima durante esse tempo. Para fins clínicos, o intervalo de fertilidade máxima pode ser estimado pela análise de intervalos intermenstruais, preditores de ovulação ou escores de muco cervical.

O intercurso  é mais provável de resultar na gravidez quando ocorre dentro do intervalo de 3 dias que termina no dia da ovulação.

 

casal - MaisFert
Em estudo envolvendo 221 mulheres presumidamente férteis, observou-se o pico da fecundidade quando a relação sexual ocorreu dentro de 2 dias antes da ovulação .

Em outro estudo de planejamento familiar, os pesquisadores combinaram os dados obtidos a partir de duas amostras, uma usando o monitoramento da temperatura corporal basal e a outra usando a análise de metabólitos urinários de estrogênio/progesterona, para determinar o tempo provável da ovulação.

A probabilidade de gravidez  foi maior quando a relação sexual ocorreu no dia anterior à ovulação e começou a declinar no dia da presumida ovulação.

Entre as mulheres que descreveram seus ciclos menstruais como “geralmente regulares”, a probabilidade de concepção resultante de um único ato sexual, aumenta durante a “ janela  fértil”.

A probabilidade de gravidez clínica aumentou de 3,2% no dia 8 para 9,4% no dia 12 e diminuiu para menos de 2% no dia 21 do ciclo.

Enquanto o envelhecimento geralmente não afeta o tamanho ou a natureza da janela fértil, a probabilidade de sucesso diminui com o aumento da Idade . Além disso, a fecundabilidade do ciclo aumenta com a freqüência de intercurso durante a janela fértil.

A previsão da ovulação pode ser desafiadora com qualquer método disponível. Como conseqüência, a probabilidade de concepção pode ser maximizada pelo aumento da freqüência de relações sexuais, logo após  o término da menstruação e continuando com a ovulação em mulheres com ciclos menstruais regulares.

O tamanho da janela fértil pode variar entre as mulheres, alterando a probabilidade de sucesso. Como resultado, recomenda-se o relacionamento regular como forma de otimizar resultados.


MONITORANDO  A OVULAÇÃO

O tempo de máxima fertilidade pode variar consideravelmente, mesmo entre as mulheres que têm ciclos regulares. As mulheres que monitoram os seus ciclos e acompanham alterações no muco cervical, na libido, na dor, são capazes de prever a ovulação com precisão não superior a 50% das vezes.

Embora não haja evidência substancial de que o monitoramento por este ou outros métodos aumente a capacidade de concepção, uma percepção comum é que o momento de  intercurso é crucial e, portanto, deve ser determinado pela frequência de gravidez (por 1.000 mulheres) em diferentes populações, em diferentes épocas da história.

Essa percepção contribuiu muito para a popularidade de vários métodos para determinar ou prever o tempo de ovulação.

O muco cervical (detectado pelas caracteristicas das secreções vaginais) fornece um índice barato e privado de quando a ovulação pode ser esperada.

A probabilidade é maior quando o muco é escorregadio e claro  como clara de ovo, mas esse muco não é um pré-requisito para a gravidez ocorrer. O volume de muco cervical aumenta com a concentração plasmática de estrogênio nos 5 a 6 dias anteriores à ovulação e atinge seu pico dentro de 2 a 3 dias após a ovulação . Isto demonstra boa ação estrogênica, mas não é garantia de que ocorreu a ovulação.

Um estudo  envolvendo 1.681 ciclos observou que as taxas de gravidez foram mais altas (aproximadamente 38%) quando a relação sexual ocorreu no dia do pico de muco (dia 0) e significativamente inferior (aproximadamente 15% a 20%) quando ocorreu antes ou depois do pico.

Um estudo prospectivo incluindo 2.832 ciclos observaram que as alterações nas características do muco cervical correlacionam-se estreitamente com a temperatura corporal sendo mais uma forma de  prever o momento de pico de fertilidade com mais precisão do que uma avaliação no calendário de  menstruação

Outras opções

Dispositivos de detecção de ovulação, incluindo kits de monitorização de excreção de hormônio luteinizante urinário (LH), são promovidos amplamente como ferramentas para determinar o seu “tempo fértil”. Há algum evidência para sugerir que os kits de detecção de LH podem subestimar a janela fértil. Embora numerosos estudos tenham validado a precisão dos métodos de detecção do ciclo urinário de LH , a ovulação pode ocorrer a qualquer momento nos 2 dias subseqüentes  ao pico de LH, e os resultados do teste falso-positivo ocorrem em aproximadamente 7% dos ciclos ).

Embora este teste possa ajudar casais que têm relações sexuais infreqüentes por escolha ou circunstância, um grande estudo descobriu que as alterações no muco cervical para avaliar o intervalo fértil, predizem as probabilidades específicas do dia de concepção, tão bem como ou melhor que a temperatura corporal basal ou monitorização urinária de LH .


Outros textos da série:

Parte 1 – Fertilidade e Envelhecimento, Frequencia de Relações Sexuais

Parte 3 – Práticas Cotidianas, Dieta e Estilo de Vida

Parte 4 – Recomendações

Leave a reply