Para finalizar nossa série de posts sobre a Otimização da Fertilidade Natural, hoje vamos apresentar um Resumo com o que já foi falado anteriormente e algumas recomendações.
Caso tenha perdido, leia nossa primeira, segunda e terceira publicação.
RESUMO
A “janela fértil” abrange o intervalo de 6 dias que termina no dia da ovulação e correlaciona-se com o volume e características do muco cervical.
A relação frequente (a cada 1 a 2 dias) durante o período fértil melhora as taxas de gestação, mas os resultados com relações sexuais menos frequentes (2 a 3 vezes por Semana) são quase equivalentes.
Temporização ou posição coital específica e repouso supino após a relação não têm impacto significativo na fertilidade.
Dispositivos concebidos para determinar ou prever o tempo de ovulação podem ser útil para casais que têm relações sexuais pouco frequentes.
O consumo moderado de Álcool (1 a 2 doses por dia) ou cafeína moderada podem ter um efeito adverso na fertilidade.
RECOMENDAÇÕES
O tempo até a concepção aumenta com a idade materna. Para mulheres com mais de 35 anos, a consulta com um especialista em reprodução deve ser considerada após 6 meses de esforços fracassados em conceber.
Para mulheres com ciclos menstruais regulares, relações sexuais cada 1-2 dias começando antes da janela fértil pode ajudar a maximizar a fecundabilidade.
Fumar, níveis mais elevados de consumo de álcool (> 2 doses por dia), drogas recreativas e uso de gel lubrificante vaginal devem ser desencorajados para casais que estejam tentando engravidar.
Com essa série de posts esperamos esclarecer algumas dúvidas recorrentes em nosso consultório.
Devemos sempre lembrar que cada casal é único, portanto, sempre que houver dúvidas, podem nos enviar um email para contato@maisfert.com.br