O tratamento de reprodução humana assistida é um momento de muita ansiedade para os casais, quer pela expectativa gerada em conseguir uma gestação, ou outras, como os custos, o tempo de tratamento, o envolvimento necessário não só da parceira, mas também do parceiro, o sofrimento que as doenças causadoras de infertilidade causam – a dor, a incapacidade física e psicológica.
Algumas coisas podem ser feitas para aliviar tantas expectativas.
Procurar ajuda
A avaliação médica é essencial para um tratamento bem-sucedido, além de delimitar o alcance e necessidade de cada tipo de tratamento, as vezes alivia muito a ansiedade por descobrir situações que podem ser muito mais tranquilas que o esperado.
Se assim não for e houver a necessidade de tratamento mais sofisticado como a fertilização in vitro, um grande alento é saber que além de ultrapassar obstáculos permitindo uma gravidez, também melhora as suas chances em 4-6 vezes.
Isso quer dizer que mesmo com um problema que impediria sua gestação, como obstrução das trompas ou baixa importante de espermatozoides de boa qualidade, as dificuldades serão ultrapassadas lhe dando possibilidade real de gravidez, quando se coloca o espermatozoide dentro do óvulo para formar o embrião.
O fato de conseguirmos mais embriões e pularmos uma série de etapas do processo reprodutivo colocando direto o embrião dentro do útero, faz com que suas chances sejam muito melhores que espontaneamente, melhor que as chances de sua mãe quando engravidou de você.
Entender o processo reprodutivo
É natural que estejamos procurando todo tipo de informações que nos ajudem, vale o Google, as amigas, os grupos de tentantes, mas nada melhor que individualizar o tratamento para seu problema específico. Ou seja, às vezes o que serve para um casal não serve para vocês e há mais vantagens em outro tipo de conduta, que deverá ser completamente discutida com seu profissional que é especialista na área.
Aliás confiar em um profissional especialista faz toda a diferença para que se esclareça todas as etapas do tratamento e entender que o processo é evolutivo e a cada nova atitude, mais perto dos resultados positivos estaremos. Não adianta pular etapas ou se preocupar com as futuras. Tudo a seu tempo, assim poderemos ver os progressos acontecendo e tomando as decisões que melhor se enquadram para um final com maior eficiência.
Quanto mais óvulos, mais embriões, maiores as chances de gravidez.
É primordial que se entenda que o acompanhamento feito por um só profissional do início ao fim, melhora suas chances de sucesso por permitir tomar as decisões mais rapidamente e melhor embasadas, entendendo o que ocorreu anteriormente para decidir o próximo passo.
Venha faça a consulta, aproveite os pacotes e formas de tratamento, mas fique com um só acompanhamento e termine com quem começou a te ver. Isso traz diminuição da ansiedade e segurança que o melhor foi feito e resultados serão consequências de nossas escolhas.
Alternativas de tratamento
Não restam dúvidas que a fertilização in vitro é o que melhor lhe trará resultados aumentando o máximo suas chances de gravidez, mas se for de sua escolha e possível tecnicamente, tratamentos menos complexos poderão ser realizados.
Definitivamente, vamos lembrar que o embrião que terá maiores chances de implantar será aquele que tem carga genética correta- 46 cromossomos e que se implantará em um endométrio sincronizado pelos hormônios com seu tempo de vida.
Não é possível avaliar a carga genética do embrião quando é acompanhado à microscopia no laboratório.
Então se tivermos mais embriões, maior a chance de conseguirmos este embrião saudável e que virará nenê.
Baseado nesta premissa, está a base deste pensamento dos pacotes de tratamento. Quanto mais óvulos conseguirmos, maiores as chances de conseguir o embrião que vira nenê.
Portanto se você tem uma boa reserva ovariana e tivermos muitos óvulos maduros para fertilização, logo chegaremos à sua gestação.
Se a sua reserva ovariana é menor, isso se traduz em menos óvulos colhidos. Para aumentar o número de óvulos à custos acessíveis podemos utilizar os pacotes, que lhe darão mais tentativas a um custo mais acessível.
Gravidez após aos 40 anos
Isso porque nos pacotes, podemos negociar as medicações a serem utilizadas e o número de tentativas a serem realizadas, otimizando seus gastos por tratamento.
Dessa forma podemos conseguir mais óvulos, para mais embriões e maiores chances de acertar o embrião saudável.
Análise genética embrionária
Quando olhamos os embriões à microscopia, durante sua formação no laboratório, não conseguimos identificar a carga genética contida no núcleo celular.
Identificamos as células em formação do embrião, o tempo de multiplicação e características visuais, colecionando um conjunto de informações para se definir suas chances de gravidez. Infelizmente isso é falho porque não identifica a carga genética do embrião, o que no final é o que gostaríamos de saber. É necessário retirar algumas células do embrião e enviar para análise genética em laboratório especializado. Isso é a biópsia embrionária.
A análise genética identifica se a carga genética do embrião é saudável ou não. Se saudável independente da idade (idade maior diminui as chances de gravidez porque aumenta o número de embriões com problemas genéticos) suas chances de gravidez serão ótimas, em torno de 60%. È uma boa estratégia para identificar o embrião geneticamente saudável, diminuir o número de transferência para um resultado positivo e também abreviar o tempo para se conseguir uma gravidez.
Está indicado para pacientes mais velhas, que terão menos embriões saudáveis e, portanto, precisaremos de mais embriões para conseguir um saudável.
Quais as chances de uma mulher mais velha engravidar?
Essa é uma Indicação precisa para os pacotes de mais tentativas – mais óvulos, mais embriões para se identificar o embrião certo para virar nenê.
Um tratamento de reprodução humana envolve muitas variáveis a serem analisadas, muitas decisões a serem tomadas, e nada melhor que uma consulta com o especialista para tirar suas dúvidas e decidir com segurança os passos seguintes.