Em recentre artigo da revista Fertility & Sterility, foram analisados dados a respeito da seleção morfológica dos embriões previamente à transferência, comparando-se a seleção baseada na filmagem do desenvolvimento embrionário na incubadora x morfologia convencional (análise do embrião no microscópio antes da transferência).

Os resultados não mostraram diferenças significativas entre as duas formas de análise 34,5% (Filmagem) x 34,6% (análise convencional), mesmo tendo uma pior qualidade para os embriões filmados.
Fica aqui então uma correlação não relatada no artigo, mas que podemos sugerir. Estes dados demonstram que na realidade as tentativas de análise morfológica ainda não separam embriões geneticamente saudáveis, dos não saudáveis.

Esta é a análise final que realmente interessa para melhorar resultados de gravidez e que tudo indica, pode ser utilizada quando fazemos Fertilização in vitro com biópsia embrionária e realização do cariótipo do embrião para seleção de embrião saudável para transferência ao útero materno.

Leave a reply