É fato que a gravidez gera uma grande expectativa para a vida da mulher, mesmo não sendo planejada. A confirmação da gravidez é aguardada com muita ansiedade por algumas mulheres e recebida com surpresa por outras.
Um pequeno atraso na menstruação é capaz de gerar pensamentos incríveis. A reação automática da maioria das mulheres é buscar um teste de gravidez caseiro confiável, confirmando se há um novo membro da família a caminho.
Atualmente, existem inúmeros testes disponíveis no mercado, o que inclui o teste de gravidez caseiro. A ansiedade faz com que muitas optem por essa alternativa, mas será que teste de gravidez caseiro é confiável? Continue a leitura deste artigo e veja a resposta!
O que é o teste de gravidez caseiro?
Os testes de gravidez caseiros eram maneiras utilizadas por nossas avós e bisavós para verificar se estava grávidas ou não. Obviamente, esses testes não possuem nenhum embasamento científico.
Quais os tipos de testes caseiros de gravidez?
Existem alguns tipos de testes que foram repassados de geração em geração, se tornando extremamente populares, principalmente pela simplicidade de execução. Dentre os mais conhecidos podemos destacar: teste da agulha, água sanitária, cloro, vinagre e fervura da urina.
Teste de agulha
Para realizar esse teste, a mulher precisa urinar em um recipiente e inserir uma agulha dentro dele, fechando-o por oito horas. Se a agulha mudar de cor, o resultado será positivo.
Teste da água sanitária
Esse teste consiste no procedimento de adicionar água sanitária em um recipiente que contenha a urina da mulher. Se a urina efervescer ou mudar de cor, ela estará grávida.
Teste do cloro e do vinagre
O teste do cloro é semelhante ao teste da água sanitária. Para sua realização é preciso urinar em um receptáculo e adicionar o cloro. Se a substância ficar escura, é sinal que há um bebê a caminho. O teste do vinagre ocorre da mesma maneira.
Teste da fervura da urina
Como já esperado, é preciso ferver a urina em um recipiente de alumínio. Se o processo for semelhante à fervura do leite (o líquido sobe e forma uma nata) o resultado será positivo. Se a fervura for semelhante à da água, o resultado será negativo.
Existe um teste de gravidez caseiro confiável?
Infelizmente, nenhum teste de gravidez caseiro é confiável. Como pôde ser percebido pelos testes elencados, não há qualquer base científica, tratando-se apenas de alternativas utilizadas antes da existência dos testes de farmácia e de laboratórios.
É válido afirmar, ainda, que alguns testes podem ser prejudiciais para a saúde da mulher. Testes como o da água sanitária e do cloro podem gerar gases e vapores tóxicos por meio da reação da urina com as respectivas substâncias.
A melhor maneira para verificar se uma mulher está grávida (ou não) se dá por meio de testes de farmácia e por meio do exame de sangue. Ambos são comprovados cientificamente, provendo resultados confiáveis.
É interessante destacar que os testes de farmácia são mais simples e podem ser realizados em casa. O resultado sai em questão de minutos e a taxa de acerto é altíssima, se for realizado com, pelo menos, cinco dias de atraso menstrual.
Entretanto, não podemos deixar de mencionar que o teste de farmácia é qualitativo, informando apenas se ela está grávida ou não. Já o exame de sangue é quantitativo, apresentando informações importantes sobre o estado de saúde da mulher, além de confirmar ou não a gravidez — e, em caso positivo, se preparando para uma gravidez saudável.
A escolha de um teste de gravidez confiável é fundamental para acabar com a ansiedade. Não perca tempo: se estiver no prazo, procure uma farmácia e, dependendo do resultado, corrobore-o com um exame de sangue. Essa é a única maneira de se certificar se a família vai aumentar ou não.
E aí, o que achou do nosso texto? Gostou de descobrir sobre o teste de gravidez caseiro confiável? Está interessado no assunto? Então, nos siga nas redes sociais — Facebook, Twitter, Google+, YouTube, Instagram e LinkedIn — e veja todas as nossas atualizações. Estamos esperando por você!