Para que a fecundação ocorra, uma série de fatores deve estar presente, sendo necessário que o óvulo seja liberado pelo ovário em sua forma madura e saudável e que os espermatozoides tenham capacidade de chegar até ele. Esse processo de tentativas para a gestação pode ser longo e acabar frustrando o casal. O tratamento para engravidar, geralmente, é recomendado após um ano da decisão do casal de ter um filho sem utilizar proteção nas relações sexuais.
Antes desse período de 12 meses, a avaliação e tratamento devem ser justificados pelos dados presentes na história médica e nos achados físicos, por exemplo, em alguma doença pré-existente que afete a fertilidade. Para mulheres acima de 35 anos de idade, recomenda-se o tempo de 6 meses em tentativas de relações sexuais sem qualquer método contraceptivo.
Mas, e após esse prazo, a quem procurar para fazer a investigação dessa dificuldade em engravidar? Caso algum resultado venha alterado, quem realiza os tratamentos para a infertilidade? Vamos esclarecer todas estas dúvidas a seguir, acompanhe nosso artigo!
O que fazer, inicialmente, quando há dificuldade em engravidar?
Ao perceber a dificuldade para engravidar, a ansiedade pode aumentar, tumultuar o relacionamento e apressar um pouco as etapas. Geralmente, a mulher procura seu ginecologista quando o assunto é a gestação.
O ginecologista deve ser, de fato, o primeiro médico a ser procurado, mas não apenas nos casos em que há dificuldade para engravidar. A mulher que deseja ser mãe deve fazer consultas regulares ao ginecologista para se assegurar de sua saúde, além de fazer uma preparação preconcepção, como o uso de vitaminas, suplementos minerais e ser instruída sobre todo o processo e a melhor maneira de realizar as tentativas.
Quando as tentativas são frustradas e, realmente, após o período correto não houve sucesso, cabe ao ginecologista fazer uma investigação completa da mulher ao pedir exames que possam descobrir a causa da possível infertilidade.
Além disso, o ginecologista é o profissional recomendado a conversar com a paciente, uma vez que ele já a acompanha. É ele que poderá dizer como tratar, caso alguma alteração apareça, o que pensar a partir do laudo dos exames e quando é a hora de procurar um outro profissional, o especialista em reprodução humana.
Como prosseguir após a avaliação do ginecologista?
Na maioria das vezes, a indicação para procurar um especialista em reprodução humana parte do próprio ginecologista que, após um exame clínico e uma investigação completa sobre as causas prováveis da infertilidade, poderá recomendar um profissional da área para orientar quanto aos tratamentos e possibilidades de engravidar.
Na primeira consulta na clínica de reprodução humana o especialista revisará o histórico do casal, dados familiares de infertilidade ou menopausa precoce em parentes e relatos de tentativas anteriores de tratamento de fertilidade, caso tenham feito. O médico ainda pode solicitar novos exames para se atualizar do diagnóstico suspeito ou confirmar os laudos anteriores.
Quando o especialista em reprodução humana proceder com sua investigação e tiver posse de todas as informações necessárias, serão apresentadas as possibilidades de tratamento ao casal, adequadas para seu diagnóstico, condição socioeconômica e demais fatores, como o psicológico.
Quais outros profissionais podem participar do tratamento?
Como falamos anteriormente, o fator psicológico é muito envolvido no processo de ter um filho. Nem todos os casais necessitam desse auxílio, mas em alguns casos a ansiedade, o estresse e a pressão ficam tão elevados que o melhor é indicar o apoio psicológico.
Caso o especialista em reprodução humana identifique no casal algum problema cromossômico ou alguma alteração genética, pode ser solicitada a avaliação do médico geneticista para esse caso muito específico. Em geral, nem todos os pacientes que procuram tratamento para engravidar vão precisar desse profissional.
Também o urologista pode ter papel fundamental, inclusive para procedimentos que recuperem espermatozoides diretamente do testículo, para o tratamento reprodutivo.
Quando devo procurar por uma clínica de reprodução humana?
Assim que você perceber que o tempo máximo de tentativas para engravidar já passou, é melhor procurar a ajuda de um especialista em reprodução humana. Isso porque ele fará as melhores avaliações para determinar as dificuldades de fecundação, analisando os tratamentos para engravidar mais adequados para o seu caso.
Essas clínicas são ideais para qualquer casal que deseja ter um filho, incluindo mulher com idade mais avançada, quando a reprodução pode se tornar mais complicada. Também quando o fator de infertilidade é o masculino, pode ser avaliado diretamente na clínica de reprodução escolhida.
A dificuldade em engravidar pode ser por diversos fatores, como: tabagismo, ciclo menstrual irregular, anovulação, mioma, endometriose e cirurgias ginecológicas.
Se você possui um desses fatores e está há um ano tentando a gestação, então procure por uma clínica de fertilização assistida para fazer os exames e descobrir a melhor maneira de realizar o seu sonho.
Quais os critérios para escolher a melhor clínica de tratamento para engravidar?
Escolher a clínica é um dos processos mais importantes, pois ela deve ser qualificada, oferecendo profissionais de qualidade e serviços avançados.
Verificar a estrutura do local
O consultório deve oferecer todo o conforto e procedimentos que o casal necessita. Os exames, assim como o resto do processo, devem ser realizados e acompanhados pelo especialista escolhido, proporcionando confiança e segurança.
O laboratório deve ser específico para tratamento de reprodução humana e estar preparado com os melhores equipamentos e técnicas atualizadas para que o procedimento indicado seja feito com a máxima precisão. Os procedimentos cirúrgicos, como a coleta dos óvulos e de espermatozoides devem ser realizados no mesmo local do laboratório que manipula estes gametas, para otimizar os resultados.
Avaliar o corpo médico
Os médicos devem estar dispostos a esclarecer todas as dúvidas dos pacientes e oferecer experiência, segurança e bom relacionamento que eles buscam.
Por isso, já na primeira consulta, verifique se esses profissionais são exatamente o que você procura e faça todas as perguntas que puder para ter certeza de que está escolhendo a clínica ideal.
Verificar as formas de tratamentos para engravidar
Você deve estar atento a todo o processo de fecundação. Discuta as etapas, tempo e resultados das alternativas de tratamento existentes, para com calma discutir e resolver em casa, qual caminho tomar.
Qual a diferença entre clínica de reprodução humana e ginecologista?
Ginecologista é o profissional que avalia o estado da saúde do aparelho reprodutor feminino, indicando procedimentos e exames que ajudam a manter os órgãos em um bom estado, evitando ou tratando doenças.
Já as clínicas de reprodução são especializadas em analisar as condições, tanto do homem quanto da mulher, para determinar as formas mais viáveis de conceber um filho, fazendo com que a fecundação possa ocorrer, mesmo que para isto seja necessário a utilização de tratamentos específicos para engravidar.
Quais as vantagens de procurar por uma clínica de reprodução humana?
Dentre as principais vantagens estão:
- possuem profissionais qualificados que são treinados para oferecer o melhor serviço, visando o bem-estar e conforto dos pacientes; experiência e segurança fazem toda diferença para alcançar resultados satisfatórios;
- auxiliam em todo o processo, fazendo o atendimento com atenção e cuidado para verificar as causas e os tratamentos mais indicados;
- contam com recursos, infraestrutura e avanços tecnológicos para assegurar a reprodução de forma eficaz, buscando sempre os melhores resultados e satisfação dos seus clientes;
- aumentam as chances de o casal gerar o filho que sempre quis.
A clínica de reprodução humana é a solução mais eficiente para quem deseja um tratamento para engravidar, fazendo com que o seu sonho de ser mãe possa ser realizado, aumentando sua família e trazendo mais felicidade e harmonia para o seu lar.
Que tal conhecer um pouco mais sobre as formas de ter uma criança? Saiba as melhores formas para engravidar da atualidade.