fbpx

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica de tratamento integrante da Medicina Tradicional Chinesa que leva em consideração alguns preceitos milenares, onde nosso corpo tem canais de energia, que quando em circulação em harmonia trazem a saúde e bom funcionamento do organismo.

Em medicina chinesa a saúde está baseada no equilíbrio energético representado pela teoria do Yin e Yang, os polos de energia negativa e positiva, dia e noite, frio e calor, luz e escuridão, mínimo e máximo, mostrando que o equilíbrio e fluxo contínuo destas forças trazem o bom funcionamento do corpo. Os chineses também relacionaram suas teorias aos 5 elementos básicos da natureza: madeira, fogo, terra, metal e água, que correspondem ou são representados por vários órgãos que guardam relação entre si, em seu equilíbrio energético num jogo de geração e consumo de energia, onde um órgão gera energia para o outro e modula o anterior ou sucedâneo.

A madeira corresponde ao fígado, o fogo ao coração, a terra ao baço-pâncreas, o metal ao pulmão e a água aos rins. Este último, de grande importância para nós; as mulheres têm que ter rins fortes com energia equilibrada para órgãos reprodutivos saudáveis.

Estes canais de energia, os meridianos, tem pontos de grande concentração de energia que podem ser modulados por manipulação de agulhas, pressão, calor, elétrico e laser trazendo a tonificação ou sedação destes canais com o objetivo de torná-los equilibrados e harmoniosos, de onde resulta a saúde e fertilidade.

Deste raciocínio também devemos lembrar que o corpo adoece primeiro em seu desequilíbrio energético, depois funcional e por fim lesional (órgão doente fisicamente). Enquanto os desequilíbrios estiverem no âmbito energético e funcional teremos bons resultados com tratamento de acupuntura, e somente alívio da dor ou desconforto no lesional.

Acupuntura e Reprodução Assistida

Nos últimos anos, alguns estudos relacionaram o uso da acupuntura a mulheres submetidas a ciclos de fertilização assistida, mostrando efeitos surpreendentes durante os tratamentos de estimulação ovariana, inseminação artificial e fertilização in vitro.

Embora haja controvérsias, consideramos de grande importância os tratamentos coadjuvantes, que possam melhorar resultados que a tecnologia tanto avançou.

Vários trabalhos demonstram resultados com melhoria em torno de 20% em pacientes tratados com acupuntura, em relação ao grupo controle sem tratamento de acupuntura quando associado aos ciclos de FIV

Os principais mecanismos de ação da acupuntura são:

  • Aumento do fluxo sanguíneo: ​a acupuntura causa uma dilatação dos vasos sanguíneos, principalmente das artérias uterinas que são a principal fonte de irrigação do útero e parte dos ovários. Ocorre a melhora do aporte sanguíneo, oxigenação e retiradas de substâncias tóxicas do órgão pélvico. Isto traria uma melhora na espessura  e na morfologia do endométrio, se traduzindo em melhora funcional de sua receptividade ao embrião . Também uma diminuição na contratilidade da musculatura uterina.  Para os ovários, melhor qualidade oocitária.  Talvez aqui estejamos diante de uma alternativa em situações muito difíceis em Reprodução Humana, que seria os casos de endométrio fino e inadequado à implantação e as pacientes com baixa reserva ovariana

  • Diminuição da ansiedade: a acupuntura é uma excelente técnica de relaxamento devido a liberação de beta endorfinas no sistema nervoso central trazendo uma diminuição do stress e ansiedade, tão frequentes durante o tratamento e colaborando para um melhor equilíbrio humoral e resposta ás chances de uma gravidez.

  • Modulação dos hormônios: a acupuntura age na liberação de neurotransmissores com interação cérebro-hipotálamo e outras glândulas modulando a secreção dos hormônios durante todo o ciclo de tratamento de fertilização in vitro. Se há maior estabilidade hormonal maior chance de respostas adequadas ao tratamento

Cronograma de tratamento

Se pensarmos que a acupuntura busca o equilíbrio energético do organismo, devemos considerar que seu resultado é um processo em evolução e, portanto, devemos inicia-lo previamente ao tratamento de reprodução assistida.

Existem várias nuances neste enfoque que indicam um leque bastante largo de abrangência da acupuntura em tempo e sessões demandadas. Situações mais crônicas intuitivamente demoram mais tempo para o equilíbrio, embora não esqueçamos que o desequilíbrio deve ser energético ou funcional, sem resultados para as lesões orgânicas instaladas, como endometriose com lesão ovariana, miomas, pólipos e outros.

O grande enfoque bastante testado seria a utilização da acupuntura em tratamento breve de 4 semanas ou  no dia da transferência embrionária, com realização de sessões pré e pós-transferência, que trariam os melhores resultados.

Se pensarmos nos mecanismos envolvidos, veremos que estas sessões atuariam no aumento do fluxo sanguíneo uterino e preparação endometrial, relaxamento das fibras musculares diminuindo a contratilidade uterina e garantindo uma melhor produção hormonal com fase lútea mais estável. E a ansiedade? Bom pensando assim, temos que iniciar antes!

A resposta mais prática para este impasse vem a ser resolvida com a utilização de aurículo-acupuntura.

Seria a utilização das agulhas de longa permanência no pavilhão auricular(parte externa das orelhas ), colocadas no início da estimulação e que atuariam permanentemente durante todo o tratamento, trazendo os melhores resultados com aplicações simples e práticas.

Claro que determinadas situações demandam técnicas alternativas mais incisivas e intensas de tratamento, que serão analisadas na avaliação clínica prévia.

  • Conheça a Clínica MaisFert

    Por que você deve escolher a Clínica MaisFert para realizar seu tratamento de Reprodução Humana? Nós te contamos!
    SAIBA MAIS
  • Conheça nosso Especialista

    Conheça o Dr. Joaquim Coelho. Experiência de mais de 25 anos aliada à tecnologia de ponta.
    SAIBA MAIS
  • Conheça mais sobre Embolização alcoólica

    Saiba mais sobre Embolização alcoólica do miomas e endometriomas.
    SAIBA MAIS
  • E-Books MaisFert

    Baixe gratuitamente nossos E-BOOKS, com tudo o que você sempre quis saber sobre fertilidade e tratamentos para engravidar.
    BAIXE AGORA

Artigos Relacionados

Principais Tratamentos

Pin It on Pinterest