Este é um procedimento que imita a natureza ou antecipa um dos estágios do desenvolvimento do embrião. Todos os embriões passam por um estágio denominado Hatching, que ocorre após seu desenvolvimento em blastocisto, quando passará a se fixar (implantar) ao útero materno. Contudo, alguns embriões possuem certa dificuldade na passagem por este estágio, quando devem se expandir e romper a membrana externa chamada zona pelúcida. Caso não haja este rompimento, a implantação no útero estará comprometida e não haverá gravidez.
O Assisted Hatching é uma técnica laboratorial que ajuda na fragilização da zona pelúcida, permitindo que este embrião possa implantar com mais facilidade no útero. Este tratamento é realizado no laboratório, antes da transferência para o útero da mulher.
As indicações para este tratamento são embriões formados pela FIV/ ICSI e que:
Apresentem zona pelúcida anormal (principalmente espessa e/ou irregular);
Embriões descongelados;
E casais com histórico de falha de implantação.
A Remoção de Fragmentos também é um tratamento laboratorial, onde se retiram fragmentos das células embrionárias que podem impedir seu normal desenvolvimento. As indicações para esse tratamento são embriões com índice de fragmentação entre 15-35%. Estes fragmentos são retirados através de um equipamento com micropipetas especiais, no qual fazemos uma abertura na membrana do embrião e retiramos os fragmentos, preservando a integridade do embrião e melhorando suas condições de implantação.