A receptividade endometrial é fundamental para o sucesso da implantação do embrião
A partir de uma pequena amostra do tecido endometrial, o teste ERA identifica o melhor dia para a realização da transferência embrionária. É necessário colher esta amostra em ciclo anterior ao que se realizará o procedimento e é feito em exame ginecológico como da coleta de Papanicolau.
A biópsia endometrial é um procedimento rápido e fácil de ser realizado pelo ginecologista.
O teste ERA analisa o estado de receptividade do endométrio analisando 248 genes envolvidos no processo de receptividade endometrial.
O estudo endometrial revela a janela de implantação personalizada da paciente em casos de deslocamento e permite individualizar a transferência embrionária e assim, prevenir falhas de implantação.
O que é endométrio?
É o tecido que reveste as paredes internas do útero, onde o embrião realiza sua nidação, implantando e se desenvolvendo ao longo da gravidez.
A cada ciclo, o endométrio se prepara para a chegada do embrião. Quando isso não ocorre, o tecido descama em forma de menstruação.
Quem comanda este preparo são os hormônios femininos – estrógeno e progesterona que podem ser produzidos naturalmente ou suplementados em ciclo artificial com os mesmos resultados.
O que é receptividade endometrial?
É o momento em que o endométrio está pronto para ajudar na implantação do embrião.
O que é janela de implantação (WOI)?
É o período de receptividade do endométrio para implantar o embrião, normalmente ocorre entre os dias 19 e 21 do ciclo menstrual natural e recebe o nome de janela de implantação por ser o único período em que o embrião terá possibilidade de implantar-se no útero.
O que é o deslocamento da janela de implantação?
Cerca de 3 de cada 10 pacientes possuem a janela de implantação deslocada.
Trabalhos recentes publicados na Human Reproduction indicam uma maior probabilidade de sua ocorrência a partir dos 35 anos.
Não se trata de um parâmetro da fertilidade da mulher e sim de análise personalizada do momento em que cada útero está mais receptivo para a implantação do embrião.
Quando a janela de implantação está deslocada, significa que está fora do padrão habitual estabelecido nos protocolos de transferência embrionária dos tratamentos de Fertilização in Vitro.
Indicações para o teste ERA
O teste ERA é recomendado em:
Casos anteriores de tratamento de FIV com falha de implantação com embriões de alta qualidade. (2 ou mais falhas de implantação ou uma em tratamento com óvulos doados)
Prevenção de falhas de implantação, considerando que 3 de cada 10 pacientes possuem a janela de implantação deslocada e precisam personalizar a transferência do embrião para obter o sucesso da Fertilização in Vitro
Vantagens
ERA identifica a janela de implantação (WOI) e recomenda o melhor momento para a transferência do embrião
Ao personalizar a transferência do embrião, as chances de gravidez do tratamento de Fertilização in Vitro aumentam.
O teste ERA aumenta a taxa de média de gravidez em até 85%* ao individualizar a transferência de acordo com os resultados da análise de receptividade endometrial. (*SREI Prize Paper 2016. 0-115 Simón et al. on behalf of the ERA RCT Consortium.)