fbpx

ERA - Teste de Receptividade Endometrial

A receptividade endometrial é fundamental para o sucesso da implantação do embrião

  • A partir de uma pequena amostra do tecido endometrial, o teste ERA identifica o melhor dia para a realização da transferência embrionária. É necessário colher esta amostra em ciclo anterior ao que se realizará o procedimento e é feito em exame ginecológico como da coleta de Papanicolau.

  • A biópsia endometrial é um procedimento rápido e fácil de ser realizado pelo ginecologista.

  • O teste ERA analisa o estado de receptividade do endométrio analisando 248 genes envolvidos no processo de receptividade endometrial.

  • O estudo endometrial revela a janela de implantação personalizada da paciente em casos de deslocamento e permite individualizar a transferência embrionária e assim, prevenir falhas de implantação.

O que é endométrio?

É o tecido que reveste as paredes internas do útero, onde o embrião realiza sua nidação, implantando e se desenvolvendo ao longo da gravidez.

A cada ciclo, o endométrio se prepara para a chegada do embrião. Quando isso não ocorre, o tecido descama em forma de menstruação.

Quem comanda este preparo são os hormônios femininos – estrógeno e progesterona que podem ser produzidos naturalmente ou suplementados em ciclo artificial com os mesmos resultados.

O que é receptividade endometrial?

É o momento em que o endométrio está pronto para ajudar na implantação do embrião.

O que é janela de implantação (WOI)?

É o período de receptividade do endométrio para implantar o embrião, normalmente ocorre entre os dias 19 e 21 do ciclo menstrual natural e recebe o nome de janela de implantação por ser o único período em que o embrião terá possibilidade de implantar-se no útero.

O que é o deslocamento da janela de implantação?

Cerca de 3 de cada 10 pacientes possuem a janela de implantação deslocada.

Trabalhos recentes publicados na Human Reproduction indicam uma maior probabilidade de sua ocorrência a partir dos 35 anos.

Não se trata de um parâmetro da fertilidade da mulher e sim de análise personalizada do momento em que cada útero está mais receptivo para a implantação do embrião.

Quando a janela de implantação está deslocada, significa que está fora do padrão habitual estabelecido nos protocolos de transferência embrionária dos tratamentos de Fertilização in Vitro.

Indicações para o teste ERA

O teste ERA é recomendado em:

  • Casos anteriores de tratamento de FIV com falha de implantação com embriões de alta qualidade. (2 ou mais falhas de implantação ou uma em tratamento com óvulos doados)

  • Prevenção de falhas de implantação, considerando que 3 de cada 10 pacientes possuem a janela de implantação deslocada e precisam personalizar a transferência do embrião para obter o sucesso da Fertilização in Vitro

Vantagens

  • ERA identifica a janela de implantação (WOI) e recomenda o melhor momento para a transferência do embrião

  • Ao personalizar a transferência do embrião, as chances de gravidez do tratamento de Fertilização in Vitro aumentam.

  • O teste ERA aumenta a taxa de média de gravidez em até 85%* ao individualizar a transferência de acordo com os resultados da análise de receptividade endometrial. (*SREI Prize Paper 2016. 0-115 Simón et al. on behalf of the ERA RCT Consortium.)

Como funciona o teste ERA

  • Conheça a Clínica MaisFert

    Por que você deve escolher a Clínica MaisFert para realizar seu tratamento de Reprodução Humana? Nós te contamos!
    SAIBA MAIS
  • Conheça nosso Especialista

    Conheça o Dr. Joaquim Coelho. Experiência de mais de 25 anos aliada à tecnologia de ponta.
    SAIBA MAIS
  • Conheça mais sobre Embolização alcoólica

    Saiba mais sobre Embolização alcoólica do miomas e endometriomas.
    SAIBA MAIS
  • E-Books MaisFert

    Baixe gratuitamente nossos E-BOOKS, com tudo o que você sempre quis saber sobre fertilidade e tratamentos para engravidar.
    BAIXE AGORA

Artigos Relacionados

Principais Tratamentos

Pin It on Pinterest