A Inseminação Artificial é a colocação de espermatozoides preparados ( capacitados ) no útero da mulher, não necessitando da retirada dos óvulos. Esta preparação seleciona os espermatozoides de melhor motilidade e inicia a ativação enzimática de sua cabeça para facilitar sua entrada no óvulo. A inseminação pode ser realizada com ciclo natural e com estimulação da ovulação (através de medicamentos), com resultados muito superiores na última.
Algumas das indicações são:
Fator masculino (quando possuir no Espermograma número de espermatozoides móveis recuperados maior ou igual a 5,0 milhões/ml, dentro dos padrões normais de morfologia estrita de Krüger);
Fator cervical;
Fator ovulatório;
Sêmen doado;
Infertilidade sem causa aparente; entre outras.
Saiba mais sobre inseminação artificial
Passo – a – passo da Inseminação Artificial
Após o diagnóstico realizado e a avaliação completa do casal, inicia-se um tratamento específico para a estimulação ovariana.
São usados hormônios que estimulam o desenvolvimento dos folículos até o momento da ovulação.
Estas medicações específicas são iniciadas em sua casa, a partir do 3º dia do Ciclo, com 4 aplicações subcutâneas no 3º, 5º, 7º, e 9º dias.
Controle da Ovulação (ultrassonografia): Para monitorar o crescimento dos óvulos e o momento certo para o desencadeamento da ovulação, são necessários ultrassons que devem ser realizados na Clínica em Ribeirão Preto. A data do primeiro ultrassom já estará marcada antes do início dos medicamentos. Assim que os folículos (óvulos) estiverem do tamanho adequado, termina-se o preparo folicular para ovulação e será marcada a transferência dos espermatozóides ao útero. São necessários em torno de cinco exames de ultrassons durante o monitoramento (realizados de dois em dois dias).
Coleta seminal: No dia da transferência seminal, os espermatozóides do marido (ou do doador) serão processados no laboratório. Se o sêmen for do marido, haverá necessidade do comparecimento deste à clínica neste dia, com dois dias de abstinência sexual, para a coleta do sêmen.
A amostra de sêmen é levada ao Laboratório de Andrologia, onde realizamos seu processamento e a Capacitação Espermática, técnica necessária à ativação dos espermatozóides.
Transferência do Sêmen: Os espermatozoides, preparados em um líquido especial ( meio de cultivo ), são colocados dentro de um cateter estéril de plástico no laboratório. A mulher deve ficar em posição ginecológica, como em uma consulta simples, e o fino cateter com os espermatozóides é introduzido pela vagina até o útero.
O processo é indolor e não há necessidade de anestesia. O tratamento está finalizado e a paciente pode voltar as suas atividades normais.
Após 14 dias da transferência dos espermatozóides será realizado o exame de sangue para verificar se houve gravidez. Esse exame pode ser realizado na cidade da paciente.
Em caso de gravidez será marcado um ultrassom que confirmará a gravidez e dirá se há um ou mais embriões. Esse ultrassom pode ser realizado na cidade da paciente, ou de preferência gratuitamente na Clínica MaisFert
É importante saber que não há diferença entre a gravidez proveniente de Fertilização Assistida e a gravidez comum (que não utiliza tratamentos para infertilidade), onde as instruções e cuidados são os mesmos para ambas as gestações.