Este é o nome que se dá quando a mulher quer engravidar sem uma relação estável com um parceiro; o advento das técnicas de reprodução assistida permitiram esta escolha.
Os procedimentos para as mulheres que desejam uma Reprodução Independente envolvem a utilização de sêmen de doador, provenientes de um Banco de Sêmen, com espermatozoides que possuam características fenotípicas selecionáveis (cor de olhos, cabelos, altura, origem étnica, e outras) e escolhidas antecipadamente pela paciente. Veja informações adicionais, no item banco de sêmen, para escolha de amostras e demais detalhes.
Para esses casos pode ser realizada a Inseminação Artificial ou Fertilização in vitro/ICSI, o tipo de tratamento dependerá da saúde da mulher (realizar os exames de diagnóstico da mulher) e, principalmente, de sua idade.
Nossa tendência é indicação de FIV/ICSI por apresentar as melhores chances de gravidez, de congelamento de embriões e possibilidade inclusive de preservação de parte da amostra seminal para novo tratamento caso seja necessário.