Muitos casais em que o marido ou mulher realizaram vasectomia ou laqueadura previamente procuram tratamentos em Reprodução Assistida para obter uma nova gravidez. A seguir estão algumas informações sobre os melhores tratamentos:
Gravidez Pós-Vasectomia
Assim como na Laqueadura, há dois tratamentos possíveis para quem realizou a Vasectomia:
- a Reversão (recanalizar os canais deferentes novamente) e
- a ICSI, com retirada de espermatozoides do testículo ou epidídimo.
A Reversão de Vasectomia é uma cirurgia complexa e com resultados baixos se comparados à ICSI. Na maioria das vezes, mesmo ocorrendo a recanalização dos canais deferentes, não haverá quantidade e qualidade suficiente de espermatozoides para ocorrer a gravidez espontaneamente. Dependendo do tempo de vasectomia pode haver intercorrências relacionadas a processo imunológico que paralisam os espermatozoides.
Já a ICSI é um tratamento rápido que proporciona maiores chances de gravidez, além de oferecer menor risco cirúrgico que a reversão. O procedimento cirúrgico da punção de epidídimo ou de testículo para ICSI é mais simples, pois envolve a retirada de espermatozoides do testículo/epidídimo com uma agulha muito fina, sem necessidade de incisão (corte), sob anestesia leve.
Este procedimento pode ser realizado previamente à ICSI ou no mesmo momento. Veja as etapas do tratamento de FIV/ICSI ja descritas anteriormente.